Professor do curso de Direito da Uniube Uberlândia ministra palestra sobre o histórico da anistia no Brasil na OAB Uberlândia
No último sábado (18), o professor do curso de Direito da Uniube Uberlândia, Ruan Espíndola, participou como palestrante do evento mensal promovido pela OAB Uberlândia, com o tema "Histórico da Anistia no Brasil". A atividade aconteceu na sede da instituição e reuniu principalmente alunos dos cursos de Direito da cidade.
Durante a palestra, o professor abordou os principais marcos históricos e jurídicos das mais de 50 anistias já ocorridas no Brasil, contextualizando o uso desse instituto ao longo do tempo e suas diferentes interpretações no cenário político e social. "No contexto atual, o tema da anistia voltou a ser amplamente discutido, com mais de dez projetos de lei em tramitação. A intenção da palestra foi demonstrar o que é o fenômeno da anistia, como ele foi aplicado historicamente, as situações em que não foi cumprido e quando foi judicializado, seja no STF ou na Corte Interamericana de Direitos Humanos. Também busquei mostrar os casos em que a anistia serviu como instrumento de pacificação social e aqueles em que representou mera impunidade", destacou o professor Ruan.
Para a gestora do curso de Direito da Uniube Uberlândia, professora Mônica Mendes, momentos como esse fortalecem a formação crítica. "É fundamental que nossos professores participem de discussões atuais e de relevância jurídica e social. Palestras como a do professor Ruan aproximam o aprendizado teórico da realidade e incentivam a reflexão sobre o papel do Direito na construção de uma sociedade mais justa e consciente, além disso reforça o compromisso da Universidade com a formação integral e o diálogo constante entre academia e instituições jurídicas da cidade", ressaltou.
Gabriela Costa | Uniube Uberlândia
Curso(s) relacionado(s) à noticia:
-
Direito
Noturno    
Matutino    
10 semestres
Negócios, Administração e Direito
Bacharelado
Direito
Detalhes do curso
Ops... Seus filtros não se encaixam em nenhum resultado!
Tente novamente com outros valores.