Professor de Engenharia Civil da Uniube Uberlândia participa de obra de referência da área | Acontece na Uniube

Professor de Engenharia Civil da Uniube Uberlândia participa de obra de referência da área

26 de maio de 22
1 / 1

O professor do curso de Engenharia Civil da Uniube Uberlândia, doutor Francisco Gesualdo, teve publicação como coautor de um capítulo da obra Materiais de Construção, de Luiz Alfredo Falcão Bauer. O material foi originalmente publicado em 1979 e está na 6ª edição. Atualmente está sendo preparada uma nova edição para ser ajustada às condições atuais do mercado e com atualizações normativas. O livro é uma publicação da LTC (Livros Técnicos e Científicos) pertencente ao grupo GEN (Grupo Editorial Nacional).


Gesualdo participa como coautor do capítulo 17 que tem o título 'A madeira como material de construção', originalmente escrito pelo Prof. Adamastor A. Uriartt. A nova edição está em fase final de preparação, com expectativa de ser lançada no próximo semestre, e tem o objetivo de tornar o texto atualizado para estudantes e profissionais. "O capítulo traz informações sobre as propriedades da madeira e o seu emprego como material de construção. Destaca os aspectos ecológicos associados à madeira como um material natural e renovável produzido espontaneamente pela natureza e, portanto, livre de agravos ao meio ambiente", explica o professor


"São feitas referências ao uso das normas pertinentes ao assunto e abordados temas associados à fisiologia e crescimento das árvores, às propriedades físicas e mecânicas, secagem, tratamentos contra fungos e insetos, bem como os produtos derivados da madeira e os chamados de 'madeira engenheirada'. Espero oferecer uma contribuição baseada no contexto atual e embasada na realidade mundial quanto ao emprego da madeira", continua.


O professor Gesualdo tem longa trajetória acadêmica no estudo das estruturas de madeira e análise de estruturas, métodos numéricos computacionais, formas e escoramentos, ligações, perfis tubulares metálicos e otimização. Sendo inclusive parte da Comissão de Estudo de Estruturas de Madeiras CE-002:126.010) do Comitê Brasileiro da Construção Civil (ABNT/CB-002) da Associação Brasileira de Normas Técnicas. É também criador do programa computacional para análise de estruturas reticuladas tridimensionais Gestrut3D. Onde é possível avaliar estruturas planas e espaciais formadas por barras com diferentes seções transversais que são gerenciadas e cadastradas em banco de dados.


"A visualização da estrutura pode ser feita de forma renderizada com suas efetivas seções transversais, garantindo ao usuário a certeza do correto posicionamento dos elementos estruturais. Como resultado, é possível avaliar os deslocamentos dos nós, os esforços nas barras e o desenho dos diagramas de esforços com muitas opções de visualizações", explica.


O uso do Gestrut3D é livre e está disponível em: https://app.box.com/s/kfvt4r2ixxs64wgi8eh77gv7nbo8qs9n/1/25402789005 ou https://drive.google.com/drive/folders/1ySv66yMdtLIaeP7tsAChpp545CwtqHxR?usp=sharing.