Professor Amir Mattar é homenageado pela Uniube | Acontece na Uniube

Professor Amir Mattar é homenageado pela Uniube

04 de novembro de 19
1 / 1

A Universidade de Uberaba (Uniube) realizará, na terça-feira (5), às 18h, o descerramento do retrato do professor Amir Mattar, na Clínica Odontológica do Campus Centro. A cerimônia contará com a presença do Reitor, professor Marcelo Palmério, gestores de cursos e professores eméritos. Amir Mattar morreu no dia 6 de setembro, aos 87 anos, deixando esposa, duas filhas e um grande legado para a educação em Uberaba.


Natural de Oliveira (MG), ele graduou-se em Odontologia pela Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro, atual Uniube, em 1957. Era especialista em Endodontia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com registros nos Conselhos Regional e Federal de Odontologia. Participou de importantes cursos, seminários e congressos, promovidos pelas principais instituições ligadas à Odontologia brasileira. Os conhecimentos adquiridos foram essenciais para a atuação dele como professor durante os 50 anos em que lecionou.


O convite para ser docente surgiu em 1958 pelos então professores Mário Palmério e Jorge Furtado. Ministrou a disciplina de Clínica e Endodontia. Entre 1975 e 1976, chefiou o Departamento Clínico do curso de Odontologia das Faculdades Integradas de Uberaba (Fiube), atual Uniube. Mesmo período em que atuou como membro da Câmara de Ensino e Graduação.


Durante 20 anos, foi cirurgião-dentista no Serviço Social da Indústria (SESI) Uberaba. Realizou diversas atividades de pesquisas, em diferentes áreas da Odontologia. A atuação como docente e profissional da área renderam a Amir homenagens ao longo da carreira. Ele era casado com Walkíria Medina Coeli Mattar e pai de Sara e Soraia.