Processo seletivo para Residência Médica supera 500 inscritos
Mais de 500 inscritos participam do Processo Seletivo Unificado (PSU) do Programa de Residência Médica do Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) - Uniube. A seleção é conduzida pela Comissão Estadual de Residência Médica (CEREM-MG).
No total foram 564 inscritos distribuídos em nove áreas - Clínica Médica, Medicina da Família e Comunidade, Anestesiologia, Cirurgia Geral, Medicina Intensiva, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e traumatologia, Pediatria e Psiquiatria.
De acordo com o vice-coordenador da Comissão de Residência Médica do MPHU, Prof. Dr. José Martins, a residência médica é um momento de formação acadêmica essencial para o médico, pois o tempo de graduação não é suficiente para que o profissional adquira conhecimentos específicos e tenha expertise para atuação mais específica na área médica.
"Considero um grande erro o que alguns colegas fazem, pois escolhem fazer cursos de procedência duvidosa e já atuar em alguma especialidade ou subespecialidade médica, em detrimento de cursar uma residência médica", avalia.
De acordo com ele, o MPHU traz um grande diferencial, já que é um hospital de referência no país pelo nível de formação dos seus médicos residentes, pois disponibiliza corpo docente qualificado e uma abrangente estrutura física que possibilita que o médico residente tenha uma excelente formação após o término da residência médica.
Os concorrentes do Processo Seletivo Unificado do Programa de Residência Médica do MPHU já foram submetidos a prova escrita, que aconteceu no dia 5 de dezembro, em Belo Horizonte. As notas serão divulgadas no dia 21 de dezembro. Em seguida, o processo seletivo terá análise curricular, com resultado marcado para ser publicado no dia 18 de janeiro de 2024.
A convocação dos aprovados está prevista para 26 de janeiro de 2024.
Daniela Brito