Preceptores da Uniube são aprovados em especialização promovida pelo Ministério da Saúde | Acontece na Uniube

19 de julho de 22

Carolina Oliveira

Seis preceptores da Uniube foram aprovados no processo seletivo do curso de Especialização em Preceptoria Multiprofissional na Área da Saúde, na modalidade da Educação a Distância (EaD). É uma qualificação profissional em nível de Pós-Graduação ofertada pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), da Associação Hospitalar Moinhos de Vento (AHMV) em parceria com o Ministério da Saúde (MS).

Foram selecionados profissionais que estejam no exercício da atividade de preceptoria em Programas de Residência Médica, Uni e/ou Multiprofissional. Os preceptores da Uniube que foram aprovados atuam nas áreas de Psicologia, Fisioterapia e Fonoaudiologia.

Para a gestora do Serviço de Atenção à Saúde Auditiva (SASA), Mariana Marquez de Rezende, aprovada na especialização, o curso faz parte do processo ensino-aprendizagem da política de educação permanente, e tem uma trajetória consolidada e fortalecedora nas residências. "A formação em preceptoria nos capacita para podermos preparar os residentes, que serão os profissionais que cuidarão da saúde da população. O crescimento do preceptor está diretamente relacionado ao crescimento profissional e moral dos residentes. Devemos assumir inúmeras funções no processo de aprendizagem, várias vezes, mostramos o caminho ao residente, servindo como guia e ao mesmo tempo, estimulando o raciocínio e a postura, possibilitando assim que o residente seja o sujeito no processo de aprendizagem", explica a gestora.

Para a coordenadora do serviço de Fisioterapia, Sandra Cristina Romano Marquez Reis, também aprovada na pós-graduação, essa nova qualificação fará diferença na sua atuação de preceptora. "Acredito que com essa pós-graduação, possamos melhorar as competências, a fim de promover um melhor desenvolvimento do aluno e auxiliá-lo para alcançar os planos traçados para sua carreira. A pós-graduação desenvolve nosso senso crítico e habilidades que nos auxiliará nas tomadas de decisões com mais eficiência e sabedoria na preceptoria desse aluno", comemora.

A gestora do SASA destaca o envolvimento dos preceptores da Uniube, buscando capacitações constantes com o objetivo de oferecer uma formação cada vez mais qualificada e diferenciada aos residentes. "Estamos muito empolgados para o começo do curso, porque entendemos que um nó crítico na formação dos residentes é o desconhecimento do papel do preceptor e suas atribuições. Ao participar do curso, teremos mais ferramentas para lidar com a formação em serviço e para enfrentar os desafios que a preceptoria representa. É de grande responsabilidade o papel do preceptor. Temos consciência disso, e agora estaremos mais preparados para desempenhar nosso papel na formação desses profissionais", celebra Mariana.

Confira a lista dos aprovados:

Heitor Dias Antunes Pereira

Fonoaudiologia