Polo da Uniube recebe menção honrosa pelos 15 anos de atuação | Acontece na Uniube

Polo da Uniube recebe menção honrosa pelos 15 anos de atuação

17 de agosto de 20

O polo da Universidade de Uberaba (Uniube) em Colatina, no Espírito Santo, recentemente, recebeu uma menção honrosa em comemoração aos 15 anos de atividade. Devido ao isolamento social, o evento foi realizado de forma virtual e a homenagem foi feita por meio de ofício. Participaram, de forma remota, os vereadores da Câmara Municipal de Colatina.

O estado do Espírito Santo foi o primeiro local de implementação de polo de Ensino a Distância (EAD) da Uniube fora do estado de Minas Gerais. Em 19 de agosto de 2005, foi inaugurado nos núcleos de Colatina, Afonso Cláudio e Cariacica, o 1º Seminário de Integração da aula do curso de Pedagogia.

A representante do polo, Adila Damiani, destaca a importância da homenagem para a instituição. “A menção é importante uma vez que o Poder Legislativo de Colatina reconhece a importância da Universidade na formação de profissionais, em especial de professores que moram no interior do município e em municípios vizinhos. O advento do EAD veio democratizar o ensino superior nos locais mais distantes do estado em que dificilmente uma instituição de ensino superior presencial se instalaria.”

Ainda segundo ela, a implantação do polo no estado foi apoiada por vários prefeitos que viram a importância de terem os professores habilitados por uma instituição reconhecida em nível nacional pelo Projeto Veredas. Atualmente, o estado do Espirito Santo conta com nove polos, sendo eles o de Afonso Cláudio, Anchieta, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Nova Venécia e São Gabriel da Palha.

EAD Uniube

Com o intuito de promover a integração e manter a qualidade de ensino a distância, a Uniube utiliza o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A plataforma foi criada pela instituição em 2010, e tem a premissa de oferecer ao aluno uma educação que acompanhe as evoluções tecnológicas e pedagógicas. Além disso, o AVA conta com uma equipe que valoriza o foco na pesquisa, desenvolvimento e incorporação de recursos.

A sala de aula virtual possui instrumentos didáticos que são alinhados com o Projeto Pedagógico de cada curso, e permitem que as funcionalidades sejam incorporadas nas orientações de estudo. As ferramentas de videocast e podcast proporcionam a aproximação do aluno com os professores e facilitam o processo de aprendizagem.

O Pró-Reitor do EAD da Uniube, Fernando Marra, destaca a evolução do programa e a participação dos colaboradores na conquista da menção. “Com o avanço da tecnologia não são mais necessárias as viagens de professores, mas algo que permanece imutável é o comprometimento com a oferta de um ensino de qualidade que forme profissionais comprometidos com a sociedade. A menção honrosa chega até nós com muita alegria, pois até mesmo mais que a Universidade em si, ela coroa o trabalho de todos os colaboradores que contribuíram para a formação de nossos alunos e para a construção da nossa instituição”, pontua.