Policlínica de Odontologia da Uniube amplia procedimentos gratuitos | Acontece na Uniube

Policlínica de Odontologia da Uniube amplia procedimentos gratuitos

11 de abril de 22

A Policlínica Odontológica Getúlio Vargas da Uniube ampliou o quadro de procedimentos gratuitos ofertados à população de Uberaba e região. Ao todo, serão disponibilizados cerca de 25 procedimentos de baixa e média complexidade. O local serve como campo prático para os alunos de Odontologia da Universidade e atende, em média, cinco mil pacientes por ano, encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e de forma espontânea.

Serão acrescentados atendimentos gratuitos nas áreas de atuação de dentística e periodontia, com atendimentos que abrangem restaurações e profilaxias. "Chegamos à conclusão que deveríamos expandir a nossa atuação em relação à gratuidade para uma gama maior, principalmente os procedimentos de menor complexidade. Com essa alteração, a Policlínica amplia a gama de pacientes e a assistência de forma gratuita, cobrando apenas por procedimentos em que o paciente exija um tipo de material ou um tipo de qualidade, como uma prótese mais sofisticada ou caracterizada. Realmente é a sofisticação que vai ser paga. Um tratamento básico é realizado praticamente sem custo. Esta gratuidade nos permite trazer para dentro da clínica pacientes mais jovens e de menor complexidade, com o perfil compatível com o que os alunos necessitam para a sua atividade clínica", explica o Gestor da Policlínica Odontológica, Fernando Carlos Hueb de Menezes.

O processo de ensino dos alunos é gradativo, com início em casos de menor complexidade para casos mais complexos. "Os alunos participam de práticas a partir do quinto período da graduação. E aqui nós temos os professores mais qualificados e experientes, que estão junto aos alunos em todos os procedimentos, então eles podem fazer todos os procedimentos com bastante qualidade e segurança, já que o nosso processo de qualificação é bastante apurado. E com isso, temos um método de ensino muito mais qualificado."

A policlínica conta com mais de 70 equipamentos odontológicos em espaços organizados e climatizados. Setorizada, possui a tecnologia necessária para o atendimento eficiente e satisfatório dos pacientes. "A clínica possui aparelhos modernos, como aparelho de tomografia principalmente para cirurgia ou de implantodontia, raio X digital, onde se elimina aquela necessidade de fazer moldagem com os materiais tradicionais. Temos também a impressora 3D que é bastante moderna, a fresadora no laboratório de prótese, que vai permitir que a gente também faça restaurações com uma fidelidade e qualidade maior para os nossos pacientes. A Policlínica de Odontologia está sempre avançando, sempre aprimorando a qualidade para atender melhor os pacientes e permitir um processo de ensino-aprendizagem mais qualificado para os alunos", complementa o gestor.

A Policlínica Odontológica Getúlio Vargas está situada no Campus Centro da Uniube. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 07h40 às 22h40. "Atualmente a nossa estrutura, tanto de graduação como de pós-graduação, está bem preparada para receber qualquer tipo de paciente em qualquer idade, e a maioria dos procedimentos são gratuitos. A clínica está aguardando um fluxo e uma demanda maior de pacientes, que serão recebidos aqui de braços abertos, para que sejam realizados tratamentos de qualidade e que o paciente restabeleça seu sorriso, tanto no aspecto funcional quanto no aspecto estético", finaliza o gestor Fernando Hueb.