Polícia Civil promove ação de conscientização do Agosto Lilás na Uniube
Representantes da Polícia Civil realizaram, na manhã desta quarta-feira (20/08), uma ação de conscientização sobre o Agosto Lilás, mês dedicado ao combate à violência contra a mulher, no Campus Aeroporto da Uniube. Durante a iniciativa, foram distribuídos materiais informativos com orientações sobre os tipos e fases da violência, formas de denúncia e os órgãos de proteção disponíveis às vítimas.
A delegada da Polícia Civil e ex-aluna de Direito da Uniube, Mariana Pontes, destacou a importância de abordar o tema em espaços acadêmicos. "Quando entramos em uma instituição de ensino, buscamos levar informação não apenas para quem já sofreu algum tipo de violência, mas também para aqueles que podem ajudar essas pessoas. No curso de Direito, por exemplo, os futuros profissionais precisam estar bem preparados para lidar com esses casos. Dessa forma, o nosso objetivo é incentivar as denúncias e esclarecer dúvidas sem que as pessoas precisem ir até uma delegacia", ressaltou.
A diretora da graduação em Direito, Andrea Fabri, também reforçou a relevância da ação. "A violência contra a mulher é transversal e está presente em debates de diversas áreas do saber. O Brasil ocupa o quinto lugar no ranking mundial de feminicídios, e por isso é fundamental que nossos acadêmicos e docentes compreendam essas múltiplas perspectivas, sendo efetivos para toda a sociedade, não apenas para uma parcela dela. Aqui na Uniube, contamos com projetos de extensão em casas de apoio, além de iniciativas específicas sobre a violência contra as mulheres", pontuou.
Segundo a delegada Mariana Pontes, a parceria entre a Polícia Civil e a Universidade deve se fortalecer ainda mais. "A rede de proteção é aberta, e estamos sempre em busca de novas parcerias para o combate à violência. Por ser um fato que afeta toda a sociedade, quanto mais unirmos esforços, melhor será o futuro das famílias envolvidas", finalizou.
Pâmela Rita