Pivô instalado em frente à Uniube anuncia marco para o agro nacional
Passar pela avenida Nenê Sabino e se deparar com um pivô central da Valley chama a atenção de quem circula por Uberaba. Instalado em uma rotatória - em frente à Uniube, o equipamento, típico de lavouras irrigadas, desperta a curiosidade por estar fora do contexto rural. Mesmo sem estar em funcionamento, sua escala real e presença inusitada no ambiente urbano cumprem um papel importante: levar o campo para mais perto da cidade - de forma simbólica e impactante. Mais do que uma ação de marketing, a instalação anuncia um marco para o setor agropecuário: a implantação do primeiro Centro de Treinamento em Irrigação do Brasil, que será sediado na Cidade do Agro, um espaço inovador desenvolvido pela Universidade do Agro.
"Mais do que surpreender, a proposta é despertar curiosidade e convidar à reflexão: o agro está mais próximo do que muitos imaginam. E essa instalação é uma forma direta, visual e simbólica de evidenciar essa realidade. A parceria entre a Uniube e a Valmont tem gerado frutos significativos, com destaque para a implantação do 1º Centro de Treinamento em Irrigação do Brasil, que será sediado na Cidade do Agro. A iniciativa reforça o compromisso da Universidade com o desenvolvimento de soluções reais para o campo, capacitando mão de obra qualificada para impulsionar ainda mais o agronegócio brasileiro", reforça o diretor da Universidade do Agro, Flávio Sartori.
A instalação tem um propósito claro: evidenciar como a irrigação está diretamente ligada à produção de alimentos e, consequentemente, ao que chega à mesa da população. "Muita gente passa por um pivô na estrada ou o vê à distância em uma fazenda, mas poucos param para pensar que ele está diretamente ligado ao que chega à nossa mesa. Essa tecnologia permite que a produção de alimentos continue mesmo durante períodos de estiagem ou variações climáticas", destaca o gerente de projetos da Valley, Carlos Augusto Ferreira.
Carolina Oliveira | Universidade do Agro