Programa de Pós-graduação em Engenharia Química (PPGEQ)  da Uniube -..."> Pesquisa de mestrando da Uniube comprova a boa resistência da pedra-sabão para construções de pequeno porte | Acontece na Uniube Programa de Pós-graduação em Engenharia Química (PPGEQ)  da Uniube -...">

06 de junho de 22

O egresso do Programa de Pós-graduação em Engenharia Química (PPGEQ)  da Uniube - Mestrado Profissional -, Kleverton Rodrigues da Costa, desenvolveu uma pesquisa que visa contribuir para a realização de construções de pequeno porte no município de Uberaba, por meio da avaliação do mineral esteatito, presente em abundância nos solos da cidade. O trabalho foi defendido neste semestre e contou com a participação dos professores Leonardo Campos Assis e José Roberto Delalibera Finzer, da Uniube; e Deusmaque Carneiro Ferreira, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

A esteatita é uma rocha branda, macia, também conhecida como pedra-sabão. Segundo Kleverton, a rocha não possui a resistência de outras rochas existentes (normalmente situadas em maior profundidade). Dessa forma, o mestre decidiu realizar uma pesquisa para determinar a resistência média da pedra-sabão como terreno para receber fundações de pequenos edifícios e quão robustas essas fundações precisariam ser. "A expectativa é que a resistência à primeira fratura, como observado nos ensaios laboratoriais, possa nortear o calculista estrutural e de fundações no dimensionamento das fundações rasas assentes sobre a rocha branda. Eu mesmo já apliquei os resultados no dimensionamento das sapatas e tubulões de dois edifícios situados na cidade de Uberaba", completa.

Por meio da pesquisa, intitulada "Determinação da Capacidade Resistente dos Esteatitos como Base para Fundação de Pequenos Edifícios" foi comprovada a boa resistência da rocha. "O benefício desta pesquisa é o conhecimento da capacidade média de resistência da pedra-sabão. Pela pesquisa, foi constatado que é uma resistência boa, o que traz confiança para o construtor, engenheiro e calculista, que geralmente pensam que essa rocha branda não suporta pequenos edifícios. Então, eu consegui concluir que sim, ela suporta pequenos edifícios, com fundações econômicas, porque a resistência dela é boa, comparada com outros solos", destaca.

O programa

O PPGEQ da Uniube tem como área de concentração o Desenvolvimento de Processos Químicos Agroindustriais e linha de pesquisa em Inovação em Processos Agroindustriais e em Energia Renovável. Ele consiste no primeiro programa da área apoiado pela Capes em Uberaba e foi planejado para realizar parcerias entre as indústrias e os acadêmicos, ou seja, aprofunda conhecimentos teóricos e práticos, que são diretamente voltados ao alto desempenho do aluno para que seja alcançado o mais alto nível de qualificação profissional.