Pedagogia Uniube Uberlândia promove ação de acolhimento e aprendizado para calouros
O curso de Pedagogia da Uniube Uberlândia realizou uma ação voltada aos alunos calouros, com o objetivo de promover um momento de acolhimento, aprendizado e reflexão sobre temas importantes para a formação acadêmica e profissional. A atividade contou com a participação da psicóloga clínica Flaviana Fontes, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) voltada para a infância e adolescência.
Durante o encontro, Flaviana abordou a importância do brincar no processo terapêutico e no desenvolvimento da aprendizagem, destacando como as atividades lúdicas podem contribuir para o desenvolvimento infantil e para a construção do conhecimento. A discussão também foi fundamentada em conceitos da neuroaprendizagem e em diferentes abordagens da Psicologia.
Como parte da programação, alunos e professores participaram de uma oficina de massinha, vivenciando, na prática, uma atividade lúdica. A proposta permitiu que os estudantes explorassem a criatividade e a expressão por meio do brincar, reforçando os conceitos apresentados durante a palestra e mostrando como recursos simples podem ser utilizados como ferramentas no processo de aprendizagem.
Segundo a palestrante, a iniciativa teve como propósito aproximar os estudantes de conhecimentos que serão importantes para sua atuação profissional. "O propósito principal desta iniciativa é apresentar aos alunos a importância do brincar tanto no processo terapêutico quanto no desenvolvimento da aprendizagem", explicou Flaviana.
Gabriela Costa | Uniube Uberlândia