Outubro Rosa Pet: mês de conscientização sobre o câncer de mama | Acontece na Uniube

Outubro Rosa Pet: mês de conscientização sobre o câncer de mama

01 de outubro de 24

Seguindo a campanha de conscientização sobre o câncer de mama, o Outubro Rosa Pet destaca a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dessa doença também em animais de estimação. A iniciativa visa orientar tutores sobre os principais sinais, formas de prevenção e cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar dos pets, reforçando que o câncer de mama não é uma preocupação exclusiva dos humanos, mas também uma realidade para cães e gatos.

A médica-veterinária, doutora em clínica médica com ênfase em Oncologia Veterinária, responsável pela implantação do Serviço de Clínica e Cirurgia Oncológica no hospital veterinário da UFU e docente da Universidade do Agro, Thaisa Reis dos Santos, compartilhou informações sobre diagnóstico e formas de prevenção do câncer de mama em pets.

O que é o Outubro Rosa Pet e qual a sua importância para a saúde dos animais de estimação?

Thaisa Reis: O Outubro Rosa Pet é uma campanha de conscientização sobre o câncer de mama em animais, sendo o tipo mais comum de câncer em cadelas. Assim como nas mulheres, quanto mais cedo for detectado, maiores são as chances de cura.

Quais são os sinais mais comuns de câncer de mama em cadelas e gatas, e como os tutores podem identificar precocemente a doença?

Thaisa Reis: Os sinais clínicos variam, mas o tutor pode observar um aumento de volume (tumor) ou "carocinho" nas mamas. A palpação das mamas é possível notar essas alterações. Qualquer caroço, por menor que seja, deve ser investigado. Além disso, secreções, leite ou vermelhidão nas mamas podem ser indícios da doença.

Quais são os principais fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de mama em animais?

Thaisa Reis: Assim como nas mulheres, a obesidade aumenta a probabilidade de cadelas e gatas desenvolverem câncer de mama. O uso de anticoncepcionais ou da "vacina anti-cio" também eleva o risco da doença.

Existe alguma medida preventiva, como a castração, que pode reduzir as chances de uma cadela ou gata desenvolver câncer de mama?

Thaisa Reis: A castração precoce, antes do primeiro cio, reduz significativamente as chances de desenvolvimento de câncer de mama em cadelas e gatas. Além de prevenir outras enfermidades, a castração é uma excelente opção para a prevenção do câncer.

Como é feito o diagnóstico de câncer de mama em pets e quais são os exames mais recomendados?

Thaisa Reis: Assim como nas mulheres, o diagnóstico confirmatório é feito após biópsia, ou seja, exame histopatológico. Outros exames, como raio-x de tórax, ultrassonografia abdominal e tomografia computadorizada, auxiliam no estadiamento clínico da enfermidade e são recomendados para avaliar se há metástases (disseminação da doença para outros órgãos).

Quais são as opções de tratamento para o câncer de mama em animais de estimação e como os tutores podem apoiar o tratamento?

Thaisa Reis: O tratamento envolve a retirada das mamas, chamada de mastectomia, e assim como ocorre na mulher, dependendo do tipo de câncer, a cirurgia pode curar a cadela ou gata. Por isso a biópsia é fundamental, para determinar o tipo de câncer e guiar o tratamento.

Como os tutores podem incluir cuidados preventivos na rotina de seus animais para evitar o câncer?

Thaisa Reis: A obesidade é um fator de risco para os tumores mamários, por isso, manter uma alimentação saudável, evitando petiscos inadequados como restos de comida, e incentivar a atividade física, são medidas essenciais. O controle da obesidade e a castração precoce são fundamentais na prevenção de câncer de mama, além de contribuir para a qualidade de vida do pet.

O Outubro Rosa Pet busca conscientizar sobre o câncer de mama, mas existem outros tipos de cânceres comuns em pets que também precisam de atenção?

Thaisa Reis: Existem vários tipos de cânceres em pets, como o câncer de pele, que ocorre por vários motivos, mas, um deles, é a exposição aos raios ultravioletas sem proteção solar. Assim, cães e gatos que amam o banho de sol, principalmente os branquinhos, são os mais predispostos. Também existem os cânceres hematopoiéticas como o linfoma, hemangiossarcoma entre vários outros. A recomendação é manter em dia a visita ao médico-veterinário, pelo menos anualmente, e também manter em dia o calendário de vacinação. E claro, se ainda não castrou, castre. Ainda somos o país com um número alto de cães de rua e muitos abandonos. E como vimos, a castração traz muitos benefícios, além do controle populacional de cães e gatos. Quem ama, castra!

Carolina Oliveira | Universidade do Agro