Orientando compartilha experiências sobre Iniciação Científica com colegas de curso

19 de maio de 21
1 / 1

Na última quinta-feira (6), ocorreu a palestra intitulada "Justiça de Transição e o Estado Democrático de Direito", para os alunos de Direito da Universidade de Uberaba (Uniube) da unidade de Uberlândia de maneira remota. O evento abordou as pesquisas realizadas até o momento pelo aluno Lucas Samuel de Meneses Naves, sob orientação do professor Adelino Carvalho. Além disso, esclareceu dúvidas de outros alunos acerca do que seria uma Iniciação Científica. 


O coordenador do curso de Direito, Alexandre Corrêa, falou sobre a importância da pesquisa na graduação dos universitários, sendo considerada fundamental para que os alunos ingressem na vida profissional com competências exclusivas e postura crítica.  "O objeto da pesquisa debatido neste painel cumpre este objetivo ao investigar o passado político do país e apontar caminhos para a justiça brasileira. Conhecer esta justiça de transição é garantia para a edificação de um futuro democrático fortalecido", complementou o professor. 


Adelino Carvalho disse que o evento foi elaborado no formato de uma roda de conversa, em que os demais participantes poderiam interromper tanto o professor quanto o orientando Lucas Meneses em caso de dúvidas. "O evento é importante, pois dá voz aos alunos que publicam suas atividades de Iniciação Científica, convida as comunidades acadêmica e externa para entender como funciona essa metodologia de pesquisa e aborda temas cuja discussão não é possível em sala de aula", discorreu o orientador.


O aluno Lucas Meneses ressalta a importância dos projetos de Iniciação Científica para o crescimento dos orientandos, uma vez que eles abordam temas mais abrangentes do que os discutidos em sala de aula. "Como nem todos possuem disponibilidade para realizar projetos assim, percebe-se a importância e a relevância de palestras como esta. Estes eventos proporcionam o compartilhamento de conhecimentos que os alunos da Iniciação Científica estão adquirindo com os demais alunos da graduação", completou o estudante. 


O orientando conta ainda que recebeu diversas perguntas pedindo mais detalhes sobre como iniciar um projeto de Iniciação Científica após a palestra, ou seja, estes eventos são essenciais para incentivar a pesquisa e mostrar ao aluno que essa é uma atividade possível e desejável dentro do âmbito acadêmico. 


O curso de Direito da Uniube novamente mostra preocupação em manter os estudantes atualizados e interessados. As atividades extracurriculares oferecidas aos estudantes de Direito têm se mostrado muito positivas e de grande valia para os alunos que se interessam em participar.