Oito alunas da Universidade do Agro participam da 8ª edição do CNMA | Acontece na Uniube

Oito alunas da Universidade do Agro participam da 8ª edição do CNMA

27 de outubro de 23

A Universidade do Agro participou do maior evento voltado para mulheres do agronegócio da América Latina, o Congresso Nacional das Mulheres no Agronegócio, que aconteceu em São Paulo nos dias 25 e 26 de outubro. A Instituição foi uma das patrocinadoras do evento e levou oito alunas para vivenciarem essa imersão.

Todas as alunas dos cursos Agronomia, Gestão em Agronegócio, Medicina Veterinária e Zootecnia, puderam se inscrever, e oito foram selecionadas por desempenho acadêmico. "A participação das acadêmicas na 8ª edição do Congresso Nacional Mulheres do Agronegócio foi, eu diria, um divisor de águas na vida dessas alunas. Elas aproveitaram o congresso de modo intenso, se conectaram com os principais nomes do agronegócio e grandes empresas desse mercado, e essa conexão do mundo acadêmico com o mundo profissional gera um sentimento de pertencimento do Universo a qual elas escolheram atuar. O evento potencializou o que elas vivenciaram até aqui na sala de aula, e a possibilidade de participar de um hub técnico, de se conectar com grandes profissionais, grandes nomes do agronegócio brasileiro e grandes personalidades, além da oportunidade de network e, de fato, de viver uma experiência única", comemora o diretor da Universidade do Agro, Flávio Sartori.

"Gostei muito, é um evento grandioso, e uma oportunidade única que a Universidade do Agro proporcionou para todas nós, como selecionadas. O que mais chamou minha atenção foi a visibilidade, viver essa experiência, sentir na pele, é diferente. Voltamos com a mente aberta, porque a mulher pode, a mulher consegue, e nós temos nosso espaço sim, aliás, temos e merecemos ser reconhecidas por isso. É só agradecer e foi sucesso", enaltece a aluna do curso de Agronegócio EaD, Valéria Gomes.

A Profa. Dra. da Universidade do Agro, Ana Cláudia Chesca, acompanhou as alunas durante os dois dias do Congresso, e comenta que participar de eventos como esse, reforça a importância dos cursos que as alunas escolheram e a importância profissional que elas têm diante das ciências agrárias. "Como alunas, essa imersão amplia a visão profissional, de atuação profissional dos diversos campos que elas podem atuar. Com mais de 30 anos de graduada, acompanhei e vivi toda a evolução da mulher no mercado de trabalho. Já fui impedida de fazer um processo seletivo por ser mulher, não pude participar, e hoje isso não existe mais, nós mulheres estamos em todas as áreas, basta querermos e termos competência que estaremos em qualquer área. Ao trazer oito alunas ao maior evento da América Latina, nosso objetivo era proporcionar essa experiência profissional e pessoal, e mostrar que elas podem estar inseridas onde elas quiserem. Percebemos no brilho do olhar delas o interesse, o descobrimento de um universo que, para elas, era distante ou inexistente, pela própria idade ou por ainda não estarem graduadas e não estarem inseridas no mercado de trabalho. Tenho certeza absoluta que saíram do congresso diferentes, e serão profissionais diferenciadas no mercado futuramente", pontua a professora.

O diretor da Universidade do Agro também acompanhou as alunas no evento, e conta que teve a oportunidade de conversar com algumas alunas e recebeu relatos são positivos, de crescimento no campo acadêmico e pessoal. "Algumas alunas nunca saíram de suas cidades, e essa é uma experiência 360°: da conexão com as acadêmicas de outros cursos e de outras cidades, a integração do ensino presencial com ensino a distância, e eu diria que é um feito trazermos alunas do EaD para viverem uma experiência na prática, uma experiência real", finaliza Sartori.