A Universidade de Uberaba (Uniube),..."> Odontopediatria da Uniube cria projeto para descaracterizar seringas de vacinação | Acontece na Uniube A Universidade de Uberaba (Uniube),...">

14 de abril de 21

Patente do "jacarezinho" já é utilizada para camuflar agulhas de anestesia em tratamentos odontológicos.

A Universidade de Uberaba (Uniube), por meio do curso de Odontologia, graduação e pós-graduação e a Incubadora de Empresas da Uniube, Unitecne, desenvolveu mais um projeto inovador com base na patente "jacarezinho", um revestimento em polímero com objetivo de descaracterizar a forma de injeção da seringa. Desta vez, os profissionais responsáveis pela iniciativa adaptaram o projeto para que o revestimento também possa ser aplicado na vacinação infantil.

A coordenadora do curso de especialização em Odontopediatria da Uniube, Maria Angélica Hueb e o irmão, também cirurgião-dentista e professor na Universidade, Fernando Hueb, explica que o protótipo do "jacarezinho", criado para descaracterizar o formato da agulha da anestesia, foi desenvolvido há mais de 10 anos e, somente no ano passado, teve a concessão da patente reconhecida. O reconhecimento despertou nos irmãos o interesse em desenvolver o protótipo para outros fins.

"O revestimento para vacinação será diferenciado para cada tipo de vacina, com um bichinho característico, como uma mascote, que será associado a cada tipo de vacina. Após a vacinação, a criança receberá o bichinho usado e, também, um folheto com a história da vacina, estimulando o uso. Com isso, esperamos estimular e conscientizar as crianças sobre a importância da vacinação", explica a professora Maria Angélica.

O novo dispositivo será confeccionado em borracha flexível, em formato lúdico, que se ajusta e esconde a seringa e a agulha utilizadas na aplicação. O objetivo é fazer com que a criança só veja a mascote e não a agulha da vacina sendo aplicada.

Segundo o professor Fernando Hueb, o "jacarezinho", atualmente, é comercializado no Brasil, Estados Unidos e Europa e é considerado o primeiro case de sucesso entre universidade e empresa. "Fico feliz que esse novo dispositivo esteja seguindo o mesmo caminho de transferência e comercialização. É um importante reconhecimento para nós", comemora o cirurgião-dentista.

CATALISA ICT

Na última semana, o novo dispositivo para descaracterização da agulha de vacinação foi selecionado para participar do programa nacional CATALISA ICT, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Essa iniciativa tem como objetivo oferecer apoio para acelerar e fomentar negócios inovadores de todo o país, que possuam base tecnológica para alavancar geração de riqueza e bem-estar para a sociedade.

Para a coordenadora da Unictene, a professora Dionir Andrade, a seleção do projeto no programa nacional tem um importante papel para o reconhecimento da universidade e da Incubadora de Empresas. "Cada vez mais,  a Universidade de Uberaba mostra o seu compromisso ao promover inovação e empreendedorismo em todos os níveis de formação. Isso é positivo e extremamente necessário" , realça Dionir.

Para os irmãos Hueb, Maria Angélica e Fernando, participar do programa do Sebrae, com projetos de inovação de todo o país, será uma ótima oportunidade para a consolidação do projeto que os acompanha há anos. "Participar do CATALISA ICT será extremamente importante, pois vamos concretizar o projeto. Temos várias outras ideias e projetos na área da Odontologia, com alguns em andamento, outros em comercialização no Brasil e no exterior. Com o apoio da Incubadora, nós esperamos concretizar essa ideia que irá modificar o processo de vacinação infantil", compartilha a professora Maria Angélica.

O Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Uniube, André Luís Teixeira Fernandes, comemora a aprovação do projeto inspirado no "jacarezinho" no programa CATALISA ICT, e qualifica o projeto como uma iniciativa que tende a trazer muitos benefícios para a universidade como um todo. "Considero também de grande importância por ser um projeto em uma das áreas tradicionais da Uniube (Odontologia é o nosso curso mais antigo) e que, normalmente, não são tão comuns projetos de inovação e empreendedorismo. Nossa expectativa é que esta aprovação estimule ainda mais os demais cursos da Universidade", pontuou.