Odontologia Uniube promove ação de saúde bucal na escola para surdos Dulce de Oliveira
A Prefeitura Municipal de Uberaba em parceria com o curso de Odontologia da Uniube realizou uma ação de saúde bucal na escola para surdos Dulce de Oliveira. A ação integra o Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido com as Secretarias de Saúde e Educação de Uberaba, e contou com a participação dos acadêmicos e dentistas preceptores da prefeitura que contribuiram para a promoção de atividades educativas e distribuição de kits com escova e creme dental.
A docente, Márcia Helena Nomelini explica que os estudantes de Odontologia foram supervisionados e orientados a compartilhar com os alunos da escola sobre a importância da escovação, os movimentos corretos na limpeza bucal e o uso adequado do fio dental. "Esse tipo de atividade é fundamental para que as crianças desenvolvam, ao longo do tempo, independência na rotina diária de escovação. Além disso, ao inserir os acadêmicos em um ambiente escolar com pessoas com deficiência, trabalhamos também a formação cidadã desses futuros profissionais", destaca.
O estudante de Odontologia Rafael Wood ressalta a ação como uma experiência que uniu teoria e sensibilidade humana. "Entendi que acessibilidade não é apenas sobre estrutura física, mas também sobre comunicação, empatia e acolhimento. A inclusão começa quando o profissional reconhece as necessidades individuais do paciente e busca soluções para garantir que todos tenham o mesmo acesso ao cuidado e à saúde bucal de qualidade", pontua.
A docente Márcia Nomelini reforça o impacto positivo da atividade para fortalecer o compromisso da Universidade com a formação humanizada e inclusiva. "Essa iniciativa demonstra, na prática, o compromisso da Uniube com a cidadania e a promoção da saúde. Ao unir ensino, serviço e comunidade, ampliamos o alcance das ações preventivas e levamos cuidado e informação a todos, de forma igualitária e acolhedora", conclui.
Pâmela Rita