Odontologia Uniube participa de palestra sobre ética e segurança do paciente | Acontece na Uniube

Odontologia Uniube participa de palestra sobre ética e segurança do paciente

07 de outubro de 24

As Clínicas Integradas da Uniube, em parceria com a Comissão de Controle de Infecções Odontológicas (CCIO), realizaram, na última semana, uma palestra sobre ética e segurança do paciente para os alunos de Odontologia. O professor Alan Carlos e a enfermeira presidente do núcleo de segurança do paciente, Patrícia Martins, foram responsáveis por conduzir o evento e  abordar sobre os princípios éticos, normas, diretrizes e habilidades que devem ser aplicadas na prática odontológica.

A iniciativa integra um ciclo de palestras semestrais oferecido aos estudantes, com o objetivo de complementar o conteúdo pedagógico e garantir uma assistência de segurança. Segundo Patrícia, a palestra reforçou a importância da equidade no atendimento odontológico. "A segurança envolve a identificação correta do paciente, o registro detalhado dos procedimentos no prontuário, a higienização das mãos antes e após as consultas, além de um planejamento cirúrgico adequado que previna eventos adversos", explica.

O docente, Otávio de Oliveira Filho, ressalta a confiança como base fundamental na relação entre o profissional e o paciente. "A ética e segurança permitem que o profissional atue de forma transparente e honesta. As práticas éticas promovem as prestações de serviços de qualidade, as quais priorizam o bem-estar e fortalecem o vínculo de confiança", pontua.

Pâmela Rita