Odontologia Uniube participa de megatriagem com atendimento odontológico gratuito para crianças e adolescentes
Os alunos do curso de Odontologia da Uniube, a convite da docente Paula Ávila, participaram de uma megatriagem realizada no dia 15 de maio, na Praça da Abadia. A iniciativa, promovida pelos dentistas voluntários da Turma do Bem, ocorreu simultaneamente em 142 cidades do país, com o objetivo de encaminhar crianças e adolescentes de 11 a 17 anos para tratamento odontológico gratuito até os 18 anos.
Além da avaliação e orientações sobre cuidados com a saúde bucal, a empresa Colgate forneceu kits de higiene para todos os envolvidos na ação. O evento também contou com a apresentação da banda da Polícia Militar e com o apoio da equipe de saúde, responsável pela avaliação corporal, aferição da pressão arterial, escuta ativa e acolhimento emocional.
A dentista e professora Paula Ávila destaca que iniciativas como essa despertam nos alunos o papel social da profissão. "Estimular a participação dos alunos em atividades como essa é uma forma de desenvolver o empreendedorismo social e a conscientização sobre a importância do voluntariado. Mais do que oferecer atendimento à comunidade, essas experiências formam profissionais mais humanizados e conscientes do papel que desempenham na transformação social", ressalta.
A acadêmica Júlia Freitas Nunes, afirma que a megatriagem é uma via de mão dupla entre o aprendizado e solidariedade. "Eu já participei no ano passado e acho que esse evento traz muita experiência para nós, futuros profissionais. Ele nos tira da bolha e nos dá a oportunidade de ajudar de alguma forma aqueles que precisam. Além disso, contribui para o desenvolvimento de habilidades essenciais como comunicação, cuidado e empatia no atendimento com crianças", pontua.
A major e chefe do Núcleo de Atenção Integral à Saúde da Polícia Militar, Luciana Melo, reforça os benefícios da ação ao aproximar a força pública da sociedade. "É essencial esse contato para trazermos orientações de saúde e bem-estar para a população. Essas iniciativas criam laços de confiança e fortalecem a relação entre a comunidade e as forças de segurança", finaliza.
Pâmela Rita