NUPEIA Uniube inicia nova gestão com foco em inovação e prática acadêmica
O Núcleo de Práticas de Engenharia, Tecnologia da Informação e Arquitetura (NUPEIA) da Uniube inicia uma nova fase sob a gestão do professor Wagner Cardoso, gestor dos cursos de Engenharia de Produção e Logística da instituição. Com foco na reestruturação de projetos e em parcerias estratégicas, a nova administração busca aproximar ainda mais a teoria da prática, ao preparar os alunos para os desafios do mercado de trabalho.
Segundo Wagner, o NUPEIA deixará de ser apenas um espaço voltado para visitas técnicas e passará a ser uma célula de inteligência, com foco no empreendedorismo, inovação e prestação de serviços. "Eu sou apenas o gestor do Núcleo, mas quem vai brilhar são os alunos. Meu papel será fornecer as ferramentas, metodologias e conexões certas para que eles desenvolvam o potencial. O objetivo do NUPEIA não é criar problemas fictícios, mas sim trabalhar com desafios reais das empresas parceiras, ao proporcionar uma vivência prática para a formação profissional", destaca.
Com 19 anos de experiência em consultoria, Wagner afirma que recebeu o convite da pró-reitora de ensino da Uniube, Heliodora Collaço, e que, apesar do desafio, ele está preparado para essa nova responsabilidade. "Nosso maior obstáculo no momento é potencializar o comprometimento dos alunos com a prática. Como muitos trabalham em horário comercial, já estamos com estratégias para que todos possam usufruir do NUPEIA. Outro desafio é a inovação constante, que, ao contrário do que muitos pensam, não é uma barreira, mas sim uma ponte. Quanto mais inovação for demandada pelas empresas parceiras, mais oportunidades os alunos terão para atuar em campo", ressalta.
Para o futuro, o docente pretende estruturar o NUPEIA como um organismo dinâmico dentro da Uniube. "Neste primeiro momento, nosso foco é organizar o núcleo, aplicar o conceito 5S, tanto no sentido literal quanto metafórico, e priorizar ações que agreguem valor. Depois dessa fase inicial, nosso objetivo será definir as linhas de ação do Núcleo e estabelecer parcerias com empresas regionais, com oportunidades concretas de desenvolvimento para os alunos e para o mercado", finaliza Wagner.
Pâmela Rita