Núcleo de Práticas Jurídicas da Uniube, em Uberaba, registra mais de 3,4 mil atendimentos à comunidade em 2025 | Acontece na Uniube

Núcleo de Práticas Jurídicas da Uniube, em Uberaba, registra mais de 3,4 mil atendimentos à comunidade em 2025

04 de fevereiro de 26
1 / 1

A maioria das questões tratadas pela equipe ao longo do último ano teve ligação com as áreas cível, trabalhista e penal 


Por Vander Souza 


Em 2025, o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Uniube, em Uberaba, registrou 3.433 atendimentos a pessoas que não possuem condições financeiras de arcar com os custos relacionados a uma ação judicial e honorários advocatícios. 


Conforme o balanço da equipe do NPJ, se somados todos os atendimentos e comparados com a tabela de valores da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a estimativa é de que os serviços jurídicos prestados à comunidade ao longo do último ano tenham um valor financeiro de mais de R$ 169 mil. 


De acordo com a coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da Uniube, Maria Angélica Queiroz Cosci, a maioria dos atendimentos realizados teve relação com as áreas cível - consumidor, família, responsabilidade civil, bancário, previdenciário -, trabalhista e penal. 


"O Núcleo de Práticas Jurídicas é o local onde os acadêmicos do curso de Direito fazem o estágio prático. Os alunos, juntamente com os professores advogados, atendem à população em suas demandas jurídicas ou administrativas. O cliente agenda o atendimento, daí vemos qual área é a demanda dele, se cível, penal ou trabalhista, e ele é encaminhado para a dupla de alunos que, juntamente com o professor advogado, fará o atendimento", explica Cosci. 


Para a coordenadora, o montante de atendimentos registrado é um indicativo de confiança no trabalho realizado pela equipe do NPJ que, além dos alunos estagiários - foram 183 em 2025 -, conta com três colaboradores, uma psicóloga e 13 advogados. 


"Por meio das nossas ações, com acesso ao Judiciário, na busca pela justiça, devolvemos ou damos dignidade e pacificamos os conflitos, trazendo, literalmente, soluções para as mais diversas áreas, a exemplo dos conflitos de família, das relações consumeristas, na esfera criminal. Em todas as searas em que possa haver lesão a direitos, ao bem da vida dos cidadãos, se faz presente a importância do NPJ."


O Núcleo de Práticas Jurídicas da Uniube 


Segundo Cosci, o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Uniube atende pessoas da comunidade desde o final da década de 1970. O local reúne os acadêmicos dos 9º e 10º períodos do curso de Direito da Universidade. 


A coordenadora salienta que o espaço proporciona ao aluno a oportunidade de vivenciar, na prática, toda a teoria estudada em sala de aula, possibilitando que o acadêmico também contribua juridicamente com a sociedade. 


"Na medida em que atende os cidadãos juntamente com os professores, o aluno forma a consciência do papel e da utilidade do advogado, na prática. A Uniube tem um dos melhores NPJ do Brasil, tanto em estrutura física como em pessoal", afirma. 


Serviço 


Localizado no Bloco O, próximo à Biblioteca do Campus Aeroporto, o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Uniube está aberto à comunidade de segunda a sexta, das 14h às 16h30. O atendimento é realizado com agendamento prévio pelo telefone: (34) 3319-8770.