Núcleo de inovação tecnológica da Uniube registra crescimento em 2024 | Acontece na Uniube

Núcleo de inovação tecnológica da Uniube registra crescimento em 2024

21 de fevereiro de 25
1 / 5
2 / 5
3 / 5
4 / 5
5 / 5

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Uniube divulgou o balanço com os principais projetos e serviços realizados no último ano. Em 2024, a equipe do NIT se capacitou, por meio de mais de 70 cursos, e ofereceu à comunidade acadêmica 8 cursos relacionados à propriedade intelectual. Foram gerados 22 ativos de propriedade intelectual (patente, marca, software e desenho industrial), analisados 15 projetos (ENTEC e Workshop para Empreendedores), formalizados 58 contratos (PD&I) e realizadas 30 participações em eventos. Além disso, a equipe organizou o Fórum de Inovação e Criatividade (FICRIA), em parceria com a FIEMG Vale do Rio Grande.


A pesquisadora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), Ana Leticia Santos Abrão, destaca que os números do balanço refletem a consolidação do NIT como um núcleo estratégico. "Esses dados evidenciam o fortalecimento da transferência de tecnologia e da proteção da propriedade intelectual. A participação ativa em eventos e a ampliação das formações internas reforçam o compromisso em expandir a atuação no ecossistema de inovação. Além disso, o Núcleo fomenta a cultura inovadora por meio de capacitações e parcerias, o que amplia a competitividade e a relevância da Universidade no cenário de ciência e tecnologia", enfatiza. 


Para 2025, o NIT pretende consolidar a reestruturação, ampliar parcerias, intensificar a prospecção de oportunidades estratégicas e fortalecer a governança da inovação. "A meta é aumentar o impacto das iniciativas de propriedade intelectual, fomentar novos projetos de PD&I e criar mecanismos eficazes de aproximação entre Universidade, empresas e governo. Dessa forma, o NIT será referência na gestão da inovação e no incentivo ao empreendedorismo acadêmico e tecnológico", finaliza Ana Letícia.


Pâmela Rita