Núcleo de Empreendedorismo da Uniube promove seminário sobre propriedade intelectual e ativos na carreira
O Núcleo de Empreendedorismo da Uniube (NEU) promoveu, em comemoração ao mês da inovação e ao dia mundial da propriedade intelectual, o seminário "Propriedade Intelectual - Ativos na Carreira". As palestras foram realizadas em dois dias e abordou temas atuais e estratégicos sobre o papel da propriedade intelectual na vida profissional e no desenvolvimento da sociedade.
Na primeira palestra, a coordenadora da NEU, Denise Tomazini, conversou com os alunos de Direito, Administração, Enfermagem e Odontologia, sobre a importância da proteção legal às criações do intelecto humano. A coordenadora explicou que esses direitos garantem aos criadores o reconhecimento e controle de patentes, marcas, informações confidenciais de valor comercial e direitos autorais.
"Inovar é transformar ideias em soluções positivas para a sociedade. Isso pode ocorrer em diversos contextos, seja por meio da criação ou da melhoria de métodos, ideias, serviços ou produtos. Um dos destaques da palestra foi o tema da transferência de propriedade intelectual, processo pelo qual os direitos sobre uma criação podem ser cedidos, licenciados ou vendidos, conforme os objetivos e a natureza da inovação", destaca Denise.
Na segunda palestra, voltada aos alunos dos cursos de Ciências Contábeis, Inteligência Artificial, Ciência de Dados, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Controle e Automação, Sistemas de Informação e Administração, a coordenadora abordou os impactos da propriedade intelectual na inovação e no desenvolvimento econômico.
Segundo Denise, é essencial equilibrar a proteção das criações com o interesse público, ao garantir que a inovação beneficie toda a sociedade. "A propriedade intelectual abrange direitos relacionados a patentes, obras autorais, marcas registradas e segredos comerciais, que asseguram aos inventores, artistas e empresas o retorno sobre as criações e investimentos intelectuais. Também discutimos os desafios impostos pelas tecnologias emergentes, como o uso de algoritmos, proteção de dados, privacidade e o volume de informações envolvido com a inteligência artificial", pontua.
NEU e NIT Uniube
O Núcleo de Empreendedorismo da Uniube (NEU) é um espaço que fomenta a cultura empreendedora e a inovação entre estudantes, professores e a comunidade em geral. O núcleo oferece um ambiente propício para o desenvolvimento de ideias, projetos e negócios, ao transformar conceitos em soluções reais para o mercado.
Em apoio, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) complementa essas ações por meio da gestão da propriedade intelectual e da transferência de tecnologia da Universidade. O NIT também visa valorizar os resultados da pesquisa, ampliar parcerias e fomentar o empreendedorismo e a inovação na região.
Denise Tomazini reforça que as discussões promovidas pelos núcleos ampliam o aprendizado e despertam novas visões sobre o tema entre os alunos. "Esses debates oferecem conteúdo de qualidade com forte impacto na formação dos estudantes, fortalecem o protagonismo acadêmico e preparam os futuros profissionais para práticas bem-sucedidas no mercado de trabalho", finaliza.
Pâmela Rita