Novos residentes médicos participam de integração no MPHU
O Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU), hospital geral vinculado a Uniube, promoveu, na segunda-feira (1º/04), a integração dos novos residentes médicos de 2024. O evento foi organizado pela Comissão de Residência Médica (Coreme) da Instituição Hospitalar.
A integração foi realizada no Anfiteatro do MPHU e contou com gestores, preceptores e coordenadores. Houve a apresentação do programa de residência médica do MPHU e das práticas do hospital, além das informações acadêmicas e administrativas. Foi ainda apresentado o manual do Coreme e as orientações do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).
O coordenador do Coreme, Alberto Borges Peixoto, recepcionou os novos ingressantes.
O gerente assistencial, Ítalo Gonçalves de Souza, discorreu sobre a estrutura hospitalar nomeando os respectivos coordenadores e as dinâmicas da Instituição.
A médica Ana Paula Felice traçou as normas da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).
Para marcar o início do programa, a médica Fabiana Prado dos Santos Nogueira, coordenadora do Programa de Residência Médica de Medicina da Família, ministrou uma aula de Ética Médica aos novos residentes médicos.
Por fim, o diretor técnico, Raelson de Lima Batista, e o diretor Administrativo, Frederico Guglielmi, das unidades hospitalares e UPAS da Sociedade Educacional Uberabense, deram boas-vindas aos residentes que passam a fazer parte do corpo clínico do hospital.
A Pró-Reitoria de Ensino da Uniube foi representada pela coordenadora de Extensão, Maria Theresa Cerávolo Laguna Abreu.
Este ano, 27 novos profissionais deram início ao programa de formação que tem duração - em média - de 2 a 3 anos. Eles atuarão em nove áreas - Medicina da Família, Anestesiologia, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Intensivista, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria e Psiquiatria.
Daniela Brito