Novembro Azul Pet: mês de conscientização sobre o câncer de próstata e testicular em pets | Acontece na Uniube

Novembro Azul Pet: mês de conscientização sobre o câncer de próstata e testicular em pets

01 de novembro de 24
1 / 1

O Novembro Azul Pet é um mês dedicado à conscientização sobre a saúde dos cães machos, especialmente em relação à prevenção de doenças como o câncer de próstata e testicular. Assim como a campanha voltada para humanos, o objetivo é alertar sobre a importância de diagnósticos precoces e exames preventivos, além de promover a castração como uma forma de melhorar a qualidade de vida dos animais, garantindo uma vida mais saudável e segura.


A médica-veterinária Rafaela Eduarda dos Reis, especialista em Cirurgia Oncológica e Reconstrutiva e preceptora de Cirurgia de Pequenos Animais do Hospital Veterinário da Uniube, compartilha informações valiosas sobre diagnóstico e prevenção dessas doenças.


O que é o Novembro Azul Pet e qual sua importância para a saúde dos cães machos?


Rafaela Reis: Novembro Azul Pet é uma campanha de conscientização voltada para a saúde dos cães machos, com foco na prevenção de doenças como câncer de próstata e outras neoplasias relacionadas ao trato reprodutor. A iniciativa busca incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce, promovendo a realização de exames e consultas veterinárias regulares.


Quais são as principais doenças que afetam a saúde dos cães machos e que o Novembro Azul Pet visa prevenir?


Rafaela Reis: As principais são o câncer de próstata, câncer testicular, hiperplasia prostática benigna e criptorquidismo.


Como os tutores podem identificar sinais de doenças como câncer de próstata e testicular nos cães?


Rafaela Reis: Os tutores podem identificar sinais de doenças como câncer de próstata e testicular nos cães observando alguns sintomas. No câncer de próstata, o paciente pode apresentar dor ou dificuldade ao defecar e/ou urinar, sangue e muco nas fezes e/ou urina, aumento da frequência urinária, prostração, perda de peso e um sinal importante é o formato das fezes estarem em fita. Nos tumores testiculares, os sinais são a presença de massas ou inchaço nos testículos, alteração de tamanho entre um testículo e outro, além de sinais de inflamação local.


Quais exames são recomendados para monitorar a saúde dos cães durante o Novembro Azul Pet?


Rafaela Reis: A ultrassonografia abdominal é um exame de imagem que auxilia no diagnóstico, tanto de tumores de próstata como de testículo.


A castração pode ajudar a prevenir problemas de saúde nos cães machos? Quais são os benefícios dessa prática?


Rafaela Reis: Sim, a castração pode ajudar a prevenir vários problemas de saúde nos cães machos e traz diversos benefícios. A castração pode diminuir a incidência de doenças da próstata, como hiperplasia prostática benigna e prostatite, tumores testiculares e hérnias perineais. Quando falamos especificamente do tumor de próstata, a castração não é benéfica, afinal, pode aumentar as chances de desenvolvimento de tumores prostáticos quando realizada precocemente. Para raças de grande porte, a idade recomenda é entre 12-18 meses, pois isso permite que o animal complete seu crescimento/desenvolvimento ósseo e hormonal. Cada cão é único, e fatores como saúde geral, comportamento e raça, podem influenciar na melhor idade para castração. Consultar um veterinário é fundamental para tomar a decisão mais adequada.


Existem raças que são mais predispostas a desenvolver problemas relacionados à próstata ou outros órgãos reprodutivos?


Rafaela Reis: Algumas raças são mais predispostas, como Doberman, Shetland Sheepdog, Beagle, Pointer, Maltês, Bulldog Inglês, Bull Terrier e Boxer. A idade é um grande fator de risco, a grande maioria dos animais acometidos estão acima de 10 anos de idade.


Como a alimentação e os cuidados preventivos podem contribuir para a saúde do sistema reprodutivo dos cães?


Rafaela Reis: Uma alimentação adequada e balanceada fornece os nutrientes essenciais que ajudam a manter a saúde geral, incluindo a saúde reprodutiva. A implementação de ácidos graxos Ômega-3 ajuda a reduzir inflamações e podem melhorar a saúde hormonal. A castração pode prevenir doenças como o câncer testicular, a hiperplasia prostática benigna, prostatite e hérnias perineais, além de controlar a população de animais. Além disso é importante a realização de check-up anuais com o médico veterinário de confiança.


Além do câncer de próstata, quais outras doenças os tutores devem estar atentos quando se fala em saúde masculina dos pets?


Rafaela Reis: As principais seriam o câncer de próstata e de testículo, além deles também devemos nos preocupar com prostatites, hiperplasia prostática benigna, criptorquidismo e hernia perineal.


Carolina Oliveira | Universidade do Agro