Nepedill abre processo seletivo para projeto de extensão "Remição de Pena pela Leitura | Acontece na Uniube

06 de dezembro de 21

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direito e Literatura "Legis Literae" (Nepedill), do Curso de Direito da Uniube, está com processo seletivo aberto para alunos interessados em integrar o Projeto de Extensão "Remição de pena pela leitura", que visa proporcionar aos detentos do sistema prisional de Uberaba a possibilidade de quitar dias da pena através da leitura de obras literárias. Os interessados devem se inscrever até sexta-feira (10) pela plataforma on-line do Google Forms> link

De acordo com a coordenadora do Nepedill, a professora Thaísa Faleiros, alunos de todos os cursos da Uniube podem participar do projeto de extensão. Ao todo, serão selecionados até 30 estudantes que tiverem concluído todas as disciplinas do primeiro período do curso. Além disso, os candidatos deverão dispor de no mínimo 10 horas semanais para o desempenho das atividades. "No ato da inscrição, também é necessário que o aluno anexe o currículo com as notas obtidas em todas as disciplinas já cursadas. As atividades poderão ser desenvolvidas no horário e no local de preferência do aluno e ainda geram 30 créditos de atividades complementares no PIAC", explica Thaísa.

O Projeto de Remição de Pena pela Leitura consiste em proporcionar aos detentos do sistema prisional de Uberaba a possibilidade de quitar até quatro dias da pena, através da leitura de uma obra literária mensal a ser escolhida pelo Nepedill. A coordenadora do projeto explica, ainda, que são organizados encontros semestrais para debater a questão penitenciária através dos conceitos teóricos da criminologia política criminal.

"A participação dos alunos neste projeto se dá na correção das resenhas elaboradas pelos detentos. Importante mencionar que alunos de qualquer curso podem fazer parte deste projeto, cujo período de participação é de um ano. No ano de 2022, ele aumentará seu atendimento passando de 130 para 160 detentos, que leem, mensalmente, obras literárias. Vale lembrar que este é o primeiro projeto de remição de pena pela leitura em Uberaba, tendo sido bem aceito pelo Judiciário de Uberaba, e as remições de pena já são uma realidade", conta.

Para o egresso do curso de Direito e coordenador discente do projeto, Lucas Mazete, participar do Projeto de Extensão de Remição de Pena pode ser um diferencial na vida acadêmica e no currículo dos alunos. "Este projeto ressalta a preocupação da Universidade de Uberaba enquanto instituição de responsabilidade social e contribui para a formação acadêmica dos alunos na medida em que ele possibilita novos olhares para a grande e complexa questão penitenciária no Brasil, ultrapassando a lógica tecnicista do Direito", compartilha o egresso.

Serviço:
Inscrições: até 10/12
Deferimento das inscrições: 11/12
Publicação dos resultados: 15/12
Eventuais dúvidas poderão ser dirigidas ao direct do Instagram do Nepedill (@nepedill) bem como para o e-mail nepedilluniube@gmail.com.
Para acessar o edital completo acesse > link.