MPHU promove integração com alunos de Psicologia da Uniube | Acontece na Uniube

MPHU promove integração com alunos de Psicologia da Uniube

27 de agosto de 24

O Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) recebeu no último sábado (24/08) os alunos do curso de Psicologia da Uniube, que começam, neste segundo semestre, as atividades acadêmicas e práticas nas dependências do hospital. A ocasião foi marcada por uma integração, onde os estudantes foram acolhidos e receberam orientações detalhadas sobre o novo ambiente de ensino que marcará este ciclo de aprendizado.

O objetivo da integração, conduzidas pelo Serviço de Psicologia do MPHU, foi proporcionar aos alunos uma compreensão clara das rotinas hospitalares, além de reforçar o compromisso da instituição com o ensino de qualidade e a formação de profissionais preparados para atuar em diversas áreas da saúde mental.

Ao todo, 47 alunos participaram da integração liderada pelo supervisor de estágio do curso de Psicologia, o psicólogo do MPHU Heitor Dias Antunes Pereira, e pela psicóloga residente do Programa de Residência Multiprofissional "Atenção à Saúde em Rede", Cyntia Mara Siqueira Leite.

Na segunda-feira (26/08), outra integração foi realizada pelas psicólogas do MPHU Mariana Vasconcelos e Déborah Resende, com a presença de 20 estudantes. Desta vez, a integração incluiu orientações do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e da Equipe de Qualidade do MPHU, focando no entendimento dos protocolos e da dinâmica hospitalar. Os alunos também foram apresentados ao Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (NEPE).

Além do MPHU, os futuros psicólogos atuarão em toda a rede de saúde da Sociedade Educacional Uberabense (SEU), que inclui o Hospital Regional José Alencar (HRJA), o Instituto Maria Modesto (IMM), e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24h de Uberaba.

Segundo o psicólogo do MPHU, Heitor, a integração é essencial para iniciar o aprendizado direto no ambiente hospitalar, pois essa experiência é fundamental para o desenvolvimento das habilidades necessárias à prática psicológica. "É um momento importante para que os alunos sejam acolhidos no campo de estágio, conheçam as normas e práticas institucionais, e recebam as primeiras orientações para o início de suas atividades no hospital. É, portanto, não apenas um momento de acolhimento, mas também de aquisição de informações essenciais para uma boa prática hospitalar", ressalta o psicólogo.

Daniela Brito