MPHU inicia a primeira etapa de vacinação contra a Covid-19 | Acontece na Uniube
O Mário Palmério Hospital Universitário...">
O Mário Palmério Hospital Universitário...">

MPHU inicia a primeira etapa de vacinação contra a Covid-19

21 de janeiro de 21
1 / 4
2 / 4
3 / 4
4 / 4



O Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) iniciou, nesta quinta-feira (21), a vacinação de colaboradores contra a Covid-19. Neste primeiro momento, seguindo as orientações de prioridade da Secretaria Municipal de Saúde, foram vacinados os colaboradores das áreas de atendimento Covid-19, ou seja, aqueles que possuem contato direto com casos suspeitos ou confirmados da doença.


A primeira dose da CoronaVac foi aplicada na técnica de enfermagem, Wirlania da Silva Marques, colaboradora da Sociedade Educacional Uberaba há nove anos. "Estou me sentindo privilegiada por ser a primeira, mas eu espero que com esta nova etapa já seja possível vacinar mais gente para diminuir os casos. Foi um período bem angustiante para falar a verdade. Eu vi bastantes óbitos, houve vitórias também com pacientes que conseguiram evoluir bem. Então, espero que continuem as vacinas, que a gente possa evoluir, vencer esta doença e ter menos casos porque, infelizmente, ainda tem bastante", afirma Wirlania.


A colaboradora pontua que o ano foi de muito aprendizado. "Eu acho que esse ano deixou a experiência de que a gente precisa prestar mais atenção uns nos outros, nos cuidados básicos, porque as pessoas acham que uma simples lavagem de mão é coisa boba, mas não é. A gente tem que tomar muito cuidado porque esta doença não tem cara, não atinge só rico, pobre ou negro, ela atinge todo mundo. A pessoa está andando normalmente e, de repente, ela está infectada e nem sabe. Então, deixou claro que você tem que tomar muito cuidado e a vigilância tem que ser dobrada."


Para o diretor técnico do MPHU, Galvani Salgado Agreli, este momento de vacinação é como se fosse a coroação de um trabalho árduo ao longo de 2020. "Trabalho de toda a equipe, tratando todos os pacientes que chegam até nós adoecidos, até em quadros mais graves a equipe se empenhou muito, desdobrou-se. Foi um ano muito difícil e a vacina chega como um alento, como um sinal de que as coisas vão melhorar e a equipe de saúde ficou muito feliz com essa possibilidade", conclui.