MPHU abre inscrições para Programa de Residência Multiprofissional em Saúde
O Mário Palmério Hospital Universitário lançou edital para o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, com área de concentração em "Atenção à Saúde em Rede".
As inscrições foram abertas no dia 2 de dezembro de 2024 e seguem até o dia 31 de janeiro de 2025 e deverão ser realizadas exclusivamente pelo site oficial da Uniube, através do link: https://uniube.br/cursos/presencial/pos-graduacao
O programa oferece três vagas, sendo cada uma para respectivas áreas de conhecimento: fonoaudiologia, fisioterapia e psicologia. Podem se candidatar egressos de cursos de graduação nas áreas mencionadas e profissionais que buscam aperfeiçoamento profissional e experiência prática em saúde em rede. O processo seletivo contará com uma avaliação escrita, que será aplicada no dia 5 de fevereiro de 2025.
De acordo com a coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu) e do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde "Atenção à Saúde em Rede", Mariana Marquez, a residência multiprofissional é uma oportunidade única para profissionais da saúde que desejam ampliar conhecimentos e contribuir para o fortalecimento do cuidado integrado e humanizado. "É um programa voltado para a prática em saúde, que se pauta nos princípios da integralidade, interdisciplinaridade, humanização e ética. Além disso, os residentes têm a possibilidade de participar de projetos de pesquisa focados nas necessidades reais dos serviços de saúde", destacou.
Conforme explica, os residentes terão uma formação de dois anos, com carga horária semanal de 60 horas, abrangendo atividades específicas e multiprofissionais. "Eles irão transitar pelos três níveis de atenção à saúde, com acesso a conteúdo teórico, tutorias, e ao final entregarão um Trabalho de Conclusão de Residência Multiprofissional (TCRM)", explica.
A coordenadora também destaca o grande diferencial do programa oferecido pela Uniube. "Aqui, o residente tem a oportunidade de experienciar o funcionamento da rede de cuidados do município, compreendendo na prática as diretrizes do SUS e a importância da relação multiprofissional no cuidado à saúde. A Uniube proporciona cenários variados de prática que enriquecem essa experiência", afirmou Mariana.
A residência é destinada a egressos dos cursos de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Psicologia que desejam ampliar seus conhecimentos e contribuir para o fortalecimento do cuidado integrado e humanizado no SUS. "Essa formação vai muito além da especialização. Ela prepara os profissionais para atuar com excelência em contextos reais e complexos da saúde pública", finaliza Mariana Marquez.
Daniela Brito