Mestre pela Uniube brilha em intercâmbio na Alemanha | Acontece na Uniube

Mestre pela Uniube brilha em intercâmbio na Alemanha

23 de fevereiro de 24

Maria Beatriz Carvalho Ribeiro de Oliveira, Mestre em Clínica Odontológica Integrada pela Uniube, vivencia uma experiência única em um intercâmbio profissional na Alemanha. Com formação em Odontologia em 2018, no Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb), Maria Beatriz prosseguiu com especializações em Periodontia em 2022, na Faculdade de Odontologia -- campus Araraquara da Unesp (FoAr), e atualmente em Odontopediatria, antes de fazer parte do programa de Mestrado da Uniube.

A trajetória acadêmica de Maria Beatriz sempre foi de destaque, e não foi diferente no Programa de Mestrado da Uniube. Por lá, sempre esteve ligada aos programas estudantis governamentais e aberta às oportunidades que surgiam. Sua ligação com a Alemanha começou durante uma visita observacional na Universitätsklinikum Regensburg, em dezembro de 2023, sob a orientação da preceptora Eva Paddenberg, na área de Clínica Odontológica Integrada.

"Para mim, foi uma experiência única, pois tive a oportunidade de conhecer a faculdade, a metodologia e técnicas que utilizam, bem como a cultura e fazer novos contatos profissionais. Essa oportunidade surgiu pelo Programa de Mestrado, pois a minha dissertação foi com amostras de pacientes adolescentes alemães da Universitätsklinikum Regensburg e clínicas privadas da região. Então a minha orientadora, a professora doutora Maria Angélica Hueb de Menezes Oliveira, me perguntou se eu gostaria de participar desse intercâmbio, sendo uma oportunidade ímpar na minha vida, e decidi ir para agregar mais conhecimento. A minha co-orientadora e docente da Universidade da Alemanha, que otimizou minha ida à Regensburg, professora doutora Erika Calvano Küchler, juntamente com os membros da equipe César Penazzo Lepri, Guido Artemio, Eva Paddenberg, Svenja Beisel-Memmerf, Christian Kirschneckg, Maria Angélica Hueb e eu submetemos o artigo da dissertação do mestrado para publicação", conta.

Em suas palavras, Maria Beatriz destaca que o mestrado acadêmico na Uniube ampliou sua visão da Odontologia, tornando-a mais embasada cientificamente. Além disso, ela ressalta a confiança adquirida para lidar com pacientes, utilizando evidências científicas e incorporando novos protocolos anualmente. O mestrado também a capacitou a superar inseguranças e timidez ao falar em público, transformando-a em uma profissional mais proativa e desinibida.

"Atualmente consigo atender o paciente com mais segurança, pois mostro as evidências científicas que as bases de dados trazem, os novos protocolos que saem a cada ano. Então, o Mestrado me tornou mais profissional nos meus argumentos e técnicas", avalia.

Para ela, há muitas diferenças culturais entre o Brasil e a Alemanha, para além das conversas acadêmicas. Por exemplo, Maria diz que a estrutura urbana é mais avançada, com transporte público acessível e hospital dentro da universidade com alta tecnologia e bem estruturado.

"Existe um choque cultural muito grande. (...) A adaptação é individual, na minha opinião. Pode ser difícil por conta do clima (extremamente frio) e as comidas, que são bem diferentes do Brasil", finaliza.

O Mestrado em Odontologia da Uniube é um curso consolidado, com Conceito 4 pela CAPES e iniciará em março de 2024 as aulas da 20ª Turma.