Mercado de trabalho valoriza educação a distância e Uniube ganha destaque na TV | Acontece na Uniube

Mercado de trabalho valoriza educação a distância e Uniube ganha destaque na TV

24 de abril de 17

A alta procura por cursos de Educação a Distância (EAD) foi tema de uma reportagem veiculada no último sábado (22) na TV Integração, afiliada da TV Globo, durante o jornal MGTV 2ª Edição. Na matéria, foi abordado um levantamento feito por uma Plataforma de Pesquisa e Comunicação indicando que 61% de internautas no Brasil já fizeram algum tipo de curso online. As vantagens deste tipo de educação estão na flexibilidade de horário e facilidade de estudo, que pode ser feito em qualquer local. Além disso, os certificados da EAD possuem cada vez mais credibilidade no mercado. Como entrevistado, a reportagem contou com o gerente comercial da EAD na Universidade de Uberaba (Uniube), Daniel Marques. Veja a matéria na íntegra clicando AQUI.

Vantagens da EAD

A oferta de EAD está associada a uma série de benefícios para o estudante e também para as instituições de ensino. Para as universidades, ocorre a possibilidade de aumentar a abrangência geográfica e alcançar mais escala em termos de número de matriculados, além de atender segmentos da população antes excluídos do acesso à educação superior. O preço menor das mensalidades em relação aos cursos presenciais, contribui para o crescimento na procura por graduação na modalidade a distância. Na Uniube, os estudantes que fizeram o Ensino Médio em escolas públicas ainda podem estudar com bolsa de 50%, válida para os cursos à distância e presenciais.

A necessidade de desenvolver no aluno a disciplina para acompanhar o conteúdo programático dos cursos de EAD, é uma preocupação do pró-reitor de Educação a Distância da Uniube. “É preciso ter foco sim, mas parte do processo do início dos cursos a distância, na Uniube, é exatamente preparar o aluno para desenvolver este perfil. Portanto, é fundamental que ele seja uma pessoa aberta para uma nova forma de estudar, em que ele será o sujeito do processo de aprendizagem”, explica Fernando Marra.

A visão que se tinha sobre a qualidade dos cursos a distância vem mudando. Nos primeiros anos em que as graduações por EAD eram ofertadas no Brasil, há pouco mais de uma década, os alunos que procuravam eram mais velhos. Em geral, desejavam uma segunda graduação e não tinham tempo para o ensino presencial. Hoje esse perfil está diferente e muitos estudantes passaram a optar pelo ensino a distância como primeira graduação.