Mercado de Odontologia: especialização é fundamental para o destaque profissional | Acontece na Uniube

20 de setembro de 24

A Odontologia é uma área da saúde em constante evolução, que oferece uma gama de especializações para aqueles que desejam expandir os conhecimentos e atuar em diferentes segmentos. Segundo dados do Conselho Federal de Odontologia, o Brasil conta com mais de 403 mil dentistas, sendo o país com o maior número de profissionais, de acordo com o livro Perfil Atual e Tendência do Cirurgião-Dentista Brasileiro (2010).

Esses números demonstram a competitividade do mercado e o valor da pós-graduação para aumentar a qualidade dos serviços e a capacidade de lidar com casos mais complexos. O coordenador da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Propepe), Eduardo Silva Gouvêa, destaca a escolha da especialização no diferencial do profissional. "A especialização além de definir o nicho em que o dentista atuará, influência no crescimento e visibilidade da profissão. Além disso, possibilita o aumento da satisfação no trabalho, expansão das redes de contatos e possibilidades de parcerias", ressalta.

Gouvêa enfatiza também a importância das pesquisas realizadas durante a pós-graduação. "Aqui, temos um foco acadêmico voltado para a produção científica. Ao se especializar, o dentista é incentivado a se manter atualizado sobre novas tecnologias, materiais e técnicas que geram avanços no atendimento clínico e no desenvolvimento de novas abordagens", afirma.

Entre as especializações oferecidas pela Uniube estão: Aperfeiçoamento em Atendimento a Crianças, Ortopedia Funcional dos Maxilares e Odontopediatria (Uberaba e Uberlândia); Aperfeiçoamento em Cirurgia Oral Menor (Uberaba); Aperfeiçoamento em Inovações Odontológicas (Uberaba e Uberlândia); Especialização em Endodontia (Uberaba); Especialização em Implantodontia (Uberaba); Especialização em Odontopediatria (Uberaba); Especialização em Ortodontia (Uberaba) e Especialização em Prótese Dentária (Uberaba). Para ingressar, os interessados devem ter diploma de graduação em Odontologia e registro no CRO.

"Em um campo dinâmico como a Odontologia, a formação continuada é essencial. Nesse sentido, a Uniube se destaca como uma instituição de tradição e inovação, que oferece um corpo docente qualificado e infraestrutura de qualidade. Aqui, o aluno é preparado para enfrentar os desafios do mercado de forma diferenciada", conclui o coordenador.

Pâmela Rita