Membros do Nepedill/Uniube participam de Colóquio Internacional de Direito e Literatura
Pesquisadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direito e Literatura "Legis Literae" da Uniube (Nepedill/Uniube) participaram da edição anual do Colóquio Internacional de Direito e Literatura (CIDIL) e representaram todo o grupo de pesquisas. Ao todo, 11 trabalhos foram aprovados para serem apresentados na 10ª edição do evento. De acordo com os participantes, o CIDIL é considerado um dos mais importantes eventos para a área de Direito e Literatura.
A professora do curso de Direito e líder do Nepedill, doutora Thaísa Faleiros, explica que participar de eventos internacionais como esse provoca, nos alunos, a curiosidade e o interesse por narrativas literárias sobre Direito que vão além dos estudos jurídicos. "O CIDIL é importante para os graduandos do curso e membros do Nepedill, pois possibilita a abertura do Direito para a Literatura, mostrando que as narrativas literárias podem dizer mais sobre o Direito do que os próprios manuais jurídicos, contribuindo assim para uma formação crítica dos alunos. A seleção dos trabalhos foi feita pelo Comitê Organizador, composto por professores com experiência na área, e as apresentações de trabalhos foram realizadas pela plataforma Zoom", comenta.
De acordo com o egresso do curso de Direito e membro pesquisador do Nepedill, Lucas Mazete, o X CIDIL contou com a parceria direta da Uniube e proporcionou boas experiências a mais de 500 pessoas que estiveram no encontro. "O objetivo do X CIDIL foi pensar como as fronteiras territoriais, epistemológicas e de gênero exigem que novos imaginários e realidades jurídicos e institucionais sejam criados e a possibilidade dessa construção a partir dessas narrativas literárias insurgentes. O evento, que teve a Uniube como parceira, contou com 504 ouvintes e 287 apresentadores de trabalhos de diversas IES de todo o Brasil. Os trabalhos apresentados serão publicados no próximo ano, nos Anais do evento", compartilha Mazete.
O aluno do sexto período de Direito, Felipe Moraes, foi um dos membros do Nepedill que teve trabalho de pesquisa apresentado durante o evento. Para ele, ter vivido essa experiência enriquece a formação acadêmica e o futuro profissional que ele planeja ser. "O CIDIL é o mais importante evento científico dentro do Direito e Literatura, reúne diversos pesquisadores da área de várias parte do mundo. Poder apresentar um trabalho em um evento dessa envergadura é muito enriquecedor, principalmente pra nós da graduação, pois o evento nos possibilita um contato direto com pesquisadores experientes. O Nepedill realiza um trabalho fundamental na inclusão de graduandos nesse evento, uma vez que desenvolve os seus trabalhos no âmbito da graduação, possibilitando ao aluno o contato com a pesquisa desde os primeiros períodos, o que inevitavelmente resulta em uma graduação mais rica", pontua o estudante.
Trabalhos apresentados
Confira a lista dos trabalhos apresentados pelo Nepedill/Uniube no X Colóquio Internacional de Direito e Literatura:
- Rosália Maria Carvalho Mourão (membro externo). "A violência cotidiana em 'A gente combinamos de não morrer' de Conceição Evaristo"
- Alissa Moreira Araújo (aluna da Uniube). "A tecnologia de poder panóptico em Black Mirror".
- Fellipe Moraes Sena (aluno da Uniube) e Guilherme Gonçalves Alcântara (membro externo): "Para além de um constitucionalismo ressentido: Fabiano como protótipo do protagonista fronteiriço".
- João Victor Santos Salge (ex-aluno Uniube) e Mara Cristina Piolla Hillesheim. "Os arquétipos de raça e gênero na obra 'Anjo negro' de Nelson Rodrigues: aspectos decoloniais sobre o racismo e o sexismo na cultura brasileira".
- Danielle Massulo Bordignon (membro externo). "Um estudo histórico-literário através da resistência de Koestler".
- José Flor de Medeiros Júnior (membro externo). "Memórias, tempos, paisagens: reflexões jusfilosóficas na obra 'Pai contra mãe' de Machado de Assis".
- Paulo Silas Taporosky Filho (membro externo). "Aproximações entre a narrativa literária e a narrativa jurídica".
- Laura Fernanda Rodrigues Resende (aluna da Uniube) e Laurah Simone de Oliveira Silva (aluna da Uniube). "Violência de gênero, classe e raça: noções jusliterárias no conto 'Maria' de Conceição Evaristo".
- Maria Gabriella Nunes Souza (aluna da Uniube) e Lucas Ferreira Mazete Lima (ex-aluno Uniube). "Constituição, direitos e vozes silenciadas: a literatura de Carolina Maria de Jesus na busca de um direito antirracista".
- Luan Correia Graco Dias (aluno da Uniube). "Por uma abordagem jusfilosófica do conceito de crime e castigo através da obra 'Crime e castigo' de Fiódor Dostoiévski".
- Victória Tristão Fischer Freitas (aluna Uniube) e Thaísa Haber Faleiros (Líder Nepedill). "'A cor púrpura' e a súplica epistolar pelos direitos humanos mediante o vernáculo errôneo".