Medicina Uniube realiza Trote Solidário e arrecada doações para o Asilo São Vicente de Paulo | Acontece na Uniube

09 de setembro de 21

A recepção dos calouros do curso de Medicina da Universidade de Uberaba (Uniube), que conta com uma ação social e voluntária por trás do "trote", já é tradição a cada novo semestre. Neste ano, o "Trote Solidário" realizado pelos alunos veteranos membros da Associação Atlética Acadêmica Lineu José Miziara (AAALJM) irá arrecadar leite e fraldas geriátricas que serão doados ao Asilo São Vicente de Paulo, em Uberaba. As doações podem ser feitas até o dia 30 de setembro.

O "Trote Solidário" da Medicina já arrecadou, em outros anos, livros, alimentos, materiais de higiene e roupas. Neste ano, o foco será ajudar os idosos asilados. Segundo o aluno do 10º período da Medicina, Arthur Cesário de Castro Neto, podem ser doados litros de leite e fraldas do tamanho G e XG.

"A gente sempre procura uma instituição aqui de Uberaba que esteja precisando de doações. Costumamos buscar lugares com diferentes perspectivas, para assim ajudar  o maior número de pessoas possível. No semestre passado, arrecadamos doações para uma creche que abriga crianças carentes. No ano passado, ajudamos uma casa que abriga moradores de rua e também a Biblioteca Municipal. Então sempre estamos buscando diversificar o público e garantir que o maior número de instituições seja beneficiado", explica Arthur.

Segundo o discente, o "Trote Solidário" conta com a participação dos alunos veteranos e dos calouros, mas também com apoio e doação de todo o corpo docente, comunidade acadêmica e a sociedade como um todo.

Arthur explica que a ação é realizada no intuito de enturmar os estudantes e fazer com o que os novos alunos sejam acolhidos e trabalhem a integração social desde o primeiro dia de aula. "O nosso 'trote' é voltado justamente para os calouros, pois eles sempre chegam na Universidade com uma vontade grande de ajudar. Para mim, é ótimo poder fazer parte dessa iniciativa e contribuir com uma campanha que faz a diferença na vida de tantas pessoas. Substituímos o tradicional 'trote' que é ruim e violento, por ações sociais, e eu fico feliz em ver que o trote da Uniube é referência, é amigável e busca fazer o bem, além de acolher os calouros que estão chegando", completa o estudante.

A coordenadora do curso de Medicina da Uniube, professora Daiene Moreira Pereira, conta que a iniciativa do "Trote Solidário" surgiu há alguns anos, pela Atlética da Medicina, e até hoje é organizada e promovida pelos próprios alunos, não pelo curso. Para Daiene, essa ação social e humanizada segue exatamente o que é proposto ao longo do curso de Medicina na Uniube. "Essa ação demonstra uma preocupação com o próximo e isso é uma característica importante do médico, é a incorporação do que está sendo ensinado no curso. Os veteranos mostram aos calouros que, além da formação técnica, é preciso ter uma formação humanista e acolhedora para que, depois de formados, continuem acolhendo a comunidade de forma ampla, solidária e que cuida do próximo", avalia.

O que e onde doar?

A AAALJM irá receber as doações de leite e fraldas geriátricas (tamanhos G e XG) até dia 30/09. Quem tiver interesse em ajudar pode procurar a aluna Duda Palmério, no Bloco S do Campus Aeroporto, ou pelo telefone: (34) 9.9935-6688, ou um dos estudantes de Medicina pelos telefones:

Arthur Cesário: (34) 9.9935-6688
Bárbara Coppola: (34) 9.9304-4078