Medicina da Uniube é destaque em Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica
Um grupo de alunos de Medicina, integrantes da Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica da Uniube (Lacipu), participou do 59º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, em Campinas, na última semana. Ao todo, os estudantes levaram cinco trabalhos, e desses, um levou o prêmio de terceiro melhor pôster exposto no evento.
O 59º Congresso contou com a presença de diversos profissionais e especialistas em Cirurgia Plástica e trouxe uma programação específica e prática voltada à clínica. Houve também exposição de artes de cirurgiões e premiações. Foram tratados temas como diagnóstico avançado, técnicas e táticas de procedimentos e o uso da tecnologia para resolução de intercorrências.
O pôster premiado como terceiro melhor do evento foi escrito pela aluna Ana Gabriela Magalhães Gomes de Oliveira, orientada pelo professor Gilberto Teles e com coautoria de Gabriela Borges, Vaniana Harmad, Pedro Nunes e Guilherme Oliveira. O tema foi "Variação da técnica cirúrgica de enxerto de pele em paciente com balanite xerótica obliterante: um relato de caso", com objetivo de descrever a prática cirúrgica, mostrando a importância do alinhamento entre urologistas e cirurgiões plásticos para um resultado estético e funcional.
"Eu sou diretora científica da Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica da Uniube (Lacipu) e participei do 59° Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica junto de outros oito membros da Liga: Gabriela Borges, Vaniana Harmad, Fernanda Faina, Rafaela Furtado, Pedro Nunes, Guilherme Oliveira Letícia Borges e Gustavo Guaritá. Durante o evento, foram apresentados pôsteres com trabalhos científicos de todo Brasil", pontua Ana Gabriela Magalhães.
Ainda segundo a aluna, foram aceitos 15% dos trabalhos submetidos sendo, ao todo, 30 expostos. Desses 30 aprovados, cinco são de autoria de membros da Lacipu, orientados por médicos. "O trabalho de minha autoria, com orientação dos professores Gilberto Teles e Sérgio Anacleto e colaboração de outros membros da Liga, foi premiado como terceiro melhor pôster exposto no evento. Além disso, os médicos Marco Túlio R. Cunha, Valter Moreno e Thomás Green auxiliaram na escrita dos demais trabalhos apresentados. Posso dizer que é uma sensação imensa de dever cumprido voltar de um evento dessa magnitude com tantas realizações. Estamos na terceira gestão da Liga, iniciada em agosto de 2023 com a aluna Gabriela Borges como presidente, desde então, temos realizado muitas ações de extensão e produção científica. Mérito de todos os membros pelo interesse e empenho e da diretoria pela dedicação e cumprimento de todas as metas. O evento nos permitiu sonhar alto e o planejamento pro ano que vem já começou", complementa.
Para o professor e orientador do trabalho, Gilberto Teles, a parte científica acadêmica deve ser incentivada sempre. "Foi um trabalho bem bacana. Definimos o caso em específico com os alunos e eles se organizaram, fizeram a pesquisa na literatura, e fizemos a orientação. É um tema relevante na área de Cirurgia Reparadora. E, na minha visão, engrandece o curso de Medicina e melhora o currículo dos alunos, para quando prestarem as provas de residência médica", destaca.
Luiz Henrique Cruvinel