Mais de 30 trabalhos científicos são apresentados no IX EDEPA realizado pela Uniube | Acontece na Uniube

Mais de 30 trabalhos científicos são apresentados no IX EDEPA realizado pela Uniube

01 de dezembro de 25
1 / 4
2 / 4
3 / 4
4 / 4

Evento promove a integração entre academia e indústria, centros tecnológicos e de pesquisas, contribuindo com o desenvolvimento de processos agroindustriais e inovações tecnológicas 


Nos últimos dias 28 e 29 de novembro, a Uniube promoveu o IX Encontro de Desenvolvimento de Processos Agroindustriais (EDEPA), que reuniu mais de 30 apresentações de trabalhos científicos. As produções acadêmicas abordaram as áreas de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Controle de Processos e Processos Químicos Agroindustriais. 


Os trabalhos submetidos ao IX EDEPA foram avaliados por um comitê científico formado por mais de 30 membros doutores. As produções científicas são de pesquisadores tanto da Uniube quanto de outras instituições, como o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), de Portugal, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Instituto Federal do Triângulo (IFTM). 


Também foram submetidos no evento trabalhos de pesquisadores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Erechim, Instituto Federal Goiano, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU). 


Além das apresentações de trabalhos, o IX EDEPA contou com três conferências: a primeira com Simone Barreira Morais sobre aplicação de sensores e biossensores para a avaliação da segurança e qualidade dos alimentos; a segunda com Ariel Rodrigues Rocha Fragoso Farias que abordou a inovação e sustentabilidade no desenvolvimento de materiais de carbono para tratamento de água; e a última com José Manuel Rodrigues Flauzino que falou sobre biossensores de bolso para a agroindústria: do laboratório ao campo com leitura por NFC. 


O membro do corpo editorial e do comitê científico do IX EDEPA, José Roberto Delalibera Finzer, destaca que o evento tem como objetivo a busca pela integração entre universidade e empresas, buscando oferecer à sociedade melhores produtos e serviços com um maior valor agregado por meio da melhoria contínua e da inovação. 


"Efetuamos o nosso evento à distância. Então, ele se tornou internacional. Os trabalhos apresentados trazem novas informações, atualidades e dão ideias para novas pesquisas serem desenvolvidas e novos projetos também", afirma Finzer, que também é professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química - Mestrado Profissional da Uniube. 


Promovido pela Uniube em formato on-line, o IX EDEPA foi realizado em parceria com a Universidade do Agro | Uniube, UFTM, IFTM, Conselho Regional de Química de Minas Gerais e Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU). 


A coordenação geral foi do Prof. Dr. Adriano Dawison de Lima e da Prof.ª Dra. Ana Paula Silva Capuci, com o auxílio da comissão de apoio formada por Danielle de Paula, Lenner de Almeida Alves Pereira e Mateus de Sousa Valente. 


Vander Souza