Mais de 12 mil aulas virtuais foram criadas pela Uniube em 40 dias | Acontece na Uniube

Mais de 12 mil aulas virtuais foram criadas pela Uniube em 40 dias

13 de maio de 20

Mesmo com a suspensão das aulas e demais atividades presenciais devido ao cenário de pandemia do novo Coronavírus, a Universidade de Uberaba (Uniube) não deixou de promover ensino de qualidade aos milhares de alunos matriculados, reafirmando, assim, o compromisso com a educação e com a comunidade acadêmica. As aulas seguem sendo ministradas remotamente por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e de outras ferramentas de conexão on-line.

Em pouco mais de 40 dias, mais de 12 mil aulas virtuais foram criadas no AVA, a plataforma própria da instituição. No mesmo período, foram registrados mais de 9.500 acessos de alunos de graduação e pós-graduação e cerca de 423.500 participações nas aulas on-line. A qualidade das aulas remotas foi aprovada pela maioria dos alunos por meio de uma pesquisa realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) entre os dias 13 e 17 de abril.

O Pró-Reitor de Ensino Superior da Uniube, professor Marco Antônio Nogueira, considera o desempenho excelente ao levar em conta o curto prazo que a instituição teve e a complexidade que envolveu adaptar as aulas remotas para os mais de 35 cursos presenciais da universidade.

“Os números, por si, só referendam a capacidade de ‘reinvenção em curtíssimo prazo’ de nossos colaboradores e da capacidade técnica das áreas da TI. Quando se observa as milhares de aulas virtuais criadas, centenas de milhares de alunos participando, a alta taxa de frequência às aulas, o alto índice de acessos recentes ao AVA e o grau de satisfação da maioria de nossos alunos são reflexos da capacidade de nossos professores, assistentes pedagógicas e colaboradores das áreas de apoio (TIC e DTI)”, comenta.

EAD x aulas remotas

Segundo Marco Antônio, neste período em que as atividades presenciais estão sendo ministradas de forma on-line, muita gente tem confundido aulas remotas com a modalidade de Educação a Distância (EAD), mas ele afirma que tem diferença. “Na EAD existe um Projeto Pedagógico, estrutura física e tecnológica estruturada para esta modalidade, ou seja, desde a concepção desta modalidade. Outra grande diferença é a presença do professor, na imensa maioria das vezes no Ambiente Remoto, no dia e horário da aula do curso presencial. Resumindo: o curso presencial usufrui de algumas tecnologias e abordagens da EAD, que aliado à capacidade de nossos professores, resulta nos ótimos resultados que temos visto”, explica.

Na opinião do Pró-Reitor, enquanto algumas instituições de ensino superior do país consideram o primeiro semestre de 2020 perdido, a Uniube demonstra o compromisso que tem com a educação. “Desde a fundação, a Uniube tem o compromisso com a educação e acredita que é por meio da qualidade desta, que as pessoas se transformarão para melhor. Mas, para isso, a figura do professor e o comprometimento dele são a ‘pedra angular’ da competitividade da Universidade e dos resultados obtidos no atual ambiente econômico-social”, finaliza.