Lançamento da Coleção Cassu e assinatura de convênio com Geoparque Uberaba marcam evento no CCCP na próxima sexta-feira (17) | Acontece na Uniube

14 de novembro de 23

O Centro Cultural Cecília Palmério será palco para o lançamento da coleção Cassu, na noite da próxima sexta-feira (17). Serão lançados cinco livros da coleção, com detalhes que contam histórias dos patrimônios históricos e o legado cultural da Comunidade Cassu. O evento de lançamento também contará com outro momento marcante para a comunidade uberabense e para a Uniube: a assinatura do convênio entre a Universidade e o Geoparque Uberaba, que prevê grandes ações e pesquisas patrimoniais.

A coleção Cassu é de autoria de Glaucia Ferreira, Letícia Morais e Zélia Ferreira e reúne pesquisas e dados históricos dos Sítios Cassu e da Fábrica de Tecidos Santo Antônio. "O principal objetivo desse lançamento é colocar à disposição da Associação Geoparque Uberaba, às entidades públicas e privadas, bem como a toda população uberabense, o legado cultural da Comunidade Cassu. Acredito que a partir desse lançamento poderão ser adotadas diversas iniciativas para explorar esse patrimônio histórico-cultural, de modo a cumprir os princípios da Unesco que regulamentam o Geoparque: proteção, educação e desenvolvimento sustentável", explica Glaucia.

A segunda parte do evento contará com a assinatura do convênio entre Uniube e o Geoparque Uberaba, "um momento marcante e que alavancará as pesquisas patrimoniais da cidade", explica Luiz Ribeiro, geólogo do Geoparque. "Esse convênio entre Uniube e Geoparque terá um viés sistêmico envolvendo diversas áreas do conhecimento, com prioridade para projetos de pesquisa, ensino e extensão que visem promover a melhoria da qualidade de vida da população de Uberaba e que sejam também objetivos comuns das duas instituições. Com certeza, essa parceria favorecerá docentes, discentes e estagiários a se qualificarem trabalhando em um modelo de rede, que deve envolver o intercâmbio de informações com diversas universidades e Geoparques Mundiais da Unesco no Brasil e exterior", conta o geólogo.

A Presidente da Associação Geoparque Uberaba, Paula Cusinato, acredita que o convênio entre as entidades - que está em avaliação para recebimento da chancela da Unesco - irá incentivar outros projetos de ensino, pesquisa e extensão, além de possibilitar novos campos de estágio e aprendizado para os estudantes uberabenses. "O que já vimos em territórios que já receberam essa chancela foi um desenvolvimento socioeconômico através do geoturismo. Ou seja, acreditamos que esse reconhecimento atrairá visitantes para a cidade e assim um aumento da geração de renda, emprego e investimentos que beneficiarão a população", completa Cusinato.

O Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Uniube, professor André Fernandes, explica que o projeto, criado a partir da assinatura do convênio entre Uniube e Associação Geoparque Uberaba, terá uma ampla repercussão internacional e agregará valores de maior relevância para Uberaba. "A aprovação do Geopark pela Unesco permitirá que Uberaba ocupe outro patamar nacional e internacional, pois esses projetos são centrados na conservação do patrimônio geológico na perspectiva do seu uso sustentável, permitindo que possamos veicular, não só conhecimentos de caráter técnico-científico, mas também valores promotores de uma cidadania responsável", comenta.

O evento de lançamento da Coleção Cassu, bem como a assinatura do convênio, ocorrerá às 20h, no Centro Cultural Cecília Palmério, localizado no Campus Centro da Uniube, na Avenida Guilherme Ferreira, 217. A entrada é aberta para todos os públicos e gratuita.