Jornada inspiradora: homem se forma em Gestão do Agronegócio aos 64 anos | Acontece na Uniube

Jornada inspiradora: homem se forma em Gestão do Agronegócio aos 64 anos

19 de julho de 24

Amandio Bastos é carioca, se mudou para Minas Gerais aos 27 anos e aos 70, contabiliza quatro graduações

Amândio sempre soube que a educação era o caminho para uma vida melhor. Aos 60 anos, o carioca se mudou para Uberaba e encontrou um mundo de oportunidades, especialmente no agronegócio, um nicho que ele ainda não conhecia. Decidido a expandir seus horizontes, Amândio ingressou no curso de Gestão do Agronegócio para adquirir conhecimento e se conectar com as pessoas ao seu redor. Ele conciliou sua formação inicial com o agronegócio e, hoje, colhe os frutos de ter alcançado o ápice na carreira profissional.

Aos 70 anos, Amândio é um exemplo de perseverança e amor pelo conhecimento. Aos 64 anos, ele concluiu sua quarta graduação, desta vez em Gestão do Agronegócio na Uniube. Essa conquista se soma às suas formações anteriores em Administração, cursada no Rio de Janeiro, Economia em Uberaba e Ciências Contábeis em Araxá, demonstrando um contínuo desejo de aprendizado e crescimento pessoal.

Amândio é carioca e se mudou para Araxá, MG, aos 27 anos, após uma transferência da empresa onde trabalhava, a CBMN. Sempre gostou de estudar e a idade nunca foi um obstáculo para continuar adquirindo conhecimento. "A idade está na cabeça. Se você acha que tem 50 anos, vai viver como se tivesse essa idade. A idade não é problema, é só colocar na cabeça que quer estudar e acreditar em você em primeiro lugar, e as coisas vão surgindo. A educação representa continuidade, e eu passei isso aos meus filhos. Atualmente, uma graduação é pouco! Para competir no mercado, é necessário ter computação, um outro idioma, cursos e sempre se atualizar", enfatiza.

Em 2018, aos 64 anos, Amândio concluiu sua quarta graduação, demonstrando dedicação e empenho ao longo de todo o curso, inspirando colegas mais jovens. "Mesmo não atuando diretamente na área, o conhecimento adquirido me trouxe uma nova perspectiva sobre o setor e suas complexidades, o que me permite compreender melhor as questões relacionadas ao agronegócio e me mantém intelectualmente ativo. O ser humano é igual. A pessoa deve ser o que ela é e nunca é tarde para aprender algo novo. Após os 60 anos iniciei mais uma graduação, pois a minha idade acompanha meu raciocínio. Aprendi bastante, mas quero aprender mais ainda. Altura, idade, peso e distância são apenas números. Um jogador de basquete de 2,10m de altura é tão profissional quanto um jogador de futebol de salão que tem uma estatura menor", destaca.

O depoimento dado pelo Amandio faz parte da campanha "Sem Julgamentos. Só Educação", lançada pela Uniube, que reúne histórias de superação contadas por alunos, ex-alunos e professores da Instituição. O vídeo geral da campanha da Uniube, assim como os depoimentos dos personagens, pode ser conferido no YouTube oficial da Uniube e nas redes sociais.

Carolina Oliveira