Já começou: carreta do Ministério da Saúde irá realizar, em Araxá, mais de 2,6 mil exames em parceria com a Uniube Araxá
A iniciativa faz parte do programa Mais Especialistas do Governo Federal e prevê a realização de tomografias e ultrassonografias para pacientes do município e da microrregião
Na última quarta-feira (21), uma carreta do Ministério da Saúde, em parceria com a Uniube Araxá, começou a atender os pacientes de Araxá (MG) e da microrregião que precisam fazer exames de tomografia e ultrassonografia. Por meio dessa iniciativa, que terá duração de 30 dias, serão realizados até 2.688 exames, com o objetivo de reduzir a fila de espera e agilizar o atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A unidade móvel está estacionada na Rua Francelino de Carvalho, ao lado da Uniube Araxá, e os atendimentos serão realizados de segunda a sábado, das 7h às 17h. Os exames são feitos por profissionais disponibilizados pela empresa responsável pela prestação do serviço e contam com atendimentos complementares da equipe da Universidade.
A iniciativa faz parte do programa Mais Especialistas, do Governo Federal, e prevê a realização de 1.344 exames de ultrassonografia, incluindo avaliações de abdômen, aparelho urinário, próstata e mama, além de 1.344 tomografias sem contraste. Os atendimentos são destinados a pacientes a partir de cinco anos de idade. A prioridade é atender quem já possui solicitação registrada na regulação municipal.
Essa é a primeira vez que Araxá recebe uma unidade móvel com essa oferta conjunta de exames de tomografia e ultrassonografia, ampliando temporariamente a capacidade de atendimento da rede pública de saúde do município.
O diretor executivo da Uniube Araxá, Bruno Barbosa Borges, destaca o papel da Universidade na ação. De acordo com Borges, a instituição está fornecendo toda a estrutura física de apoio para a realização do projeto, além de prestar serviços de saúde adicionais à população atendida.
"A Uniube tem uma trajetória de tradição e excelência na área da saúde, pautada pelo compromisso com a responsabilidade social. Essa parceria é reflexo desse propósito: unir esforços para promover o cuidado, o bem-estar e o desenvolvimento da nossa comunidade", completa Borges.
Serviço
Os atendimentos na carreta do Ministério da Saúde são realizados em parceria com a Uniube Araxá de segunda a sábado, das 7h às 17h. A unidade móvel está estacionada ao lado da Universidade, na Rua Francelino de Carvalho, em Araxá (MG).
Por: Guilherme Borges