Internacionalização: Medicina Veterinária recebe visita de Madan Mohan e traça possível parceria com a Índia | Acontece na Uniube

04 de maio de 23

A graduação em Medicina Veterinária participou, nesta semana, da palestra "Índia - um país de cultura pecuária". O evento foi ministrado pelo diretor-gerente, fundador e administrador do grupo empresarial Deneb & Pollux e 21 Gun Salute Heritage & Cultural Trust, Madan Mohan.  Além da palestra, Madan também participou de uma reunião na Instituição para traçar uma parceria de cooperação técnico-científica entre o curso, a Universidade do Agro e a Índia.

A intermediação entre o professor Madan e a Universidade foi feita por meio do Escritório de Relações Internacionais. "O professor contatou nosso Escritório para uma parceria que envolvesse as atividades que ele exerce com Gado lá na Índia e ele se dispôs a fazer uma palestra para nossos alunos, por já estar em Uberaba para participar da Expozebu. Nós achamos muito válido e abrimos o espaço. Tivemos uma palestra excelente, com mais de 100 participantes", explica o professor das disciplinas de parasitologia e doenças parasitárias e imunologia veterinária, Guilherme Caetano Garcia.

A palestra foi promovida pelo curso do Medicina Veterinária, por intermédio do professor Eustáquio Bittar, juntamente com a Universidade do Agro, por intermédio do professor Carlos Henrique Cavallari. Durante o evento, Madan falou um pouco sobre a cultura indiana e a pecuária no país. "Nossa relação com o Brasil se dá devido ao gado Zebu. A Índia é a terra do Zebu e o Brasil trouxe essa raça e aprendeu com eles, desenvolveu pesquisas científicas e elevou o potencial do gado Zebu em um ótimo nível. Nós, indianos, consideramos a vaca como sagrada, ela é um membro da família e grande parte da população, rica ou pobre, tem uma em casa e daria a própria vida por ela. Dessa forma, nenhuma pesquisa foi feita nesse nível do Brasil", explica Madan.

Ainda de acordo com Madan, os estudantes têm muito a aprender com o país asiático. "Índia é a civilização mais antiga da humanidade, nós demos ao mundo a matemática e a ciência, todo sistema numérico, a geometria, a trigonometria. Nós somos 30 estados e 30 idiomas diferentes, há 88 raças zebuínas sobreviventes no país, então dá para aprender e absorver muito em uma cultura como a Índia e se tornar um ótimo profissional para o mercado".

Além do evento, o palestrante também participou de uma reunião para discutir parcerias com a Instituição. Reuniram-se os professores Ana Cláudia Chesca, Guilherme Caetano Garcia, Guilherme Costa Venturini e Joely Bittar. "O objetivo da reunião foi discutir parcerias, firmando uma cooperação técnico-científica que busca assegurar sanidade, reprodução e produção animal no gado indiano e, como consequência, o enriquecimento cultural das partes envolvidas. O Sr. Madan conheceu o campus Aeroporto, o Hospital Veterinário e se deslumbrou com a estrutura do curso de medicina veterinária e com o interesse dos alunos na realização do intercâmbio", complementa o professor Guilherme.

Para Madan, a experiência com a Universidade foi muito positiva e a parceria deve render bons frutos. "Os estudantes e professores são muito acolhedores, são pessoas maravilhosas, muito bons em hospitalidade e fico feliz em trazer essa possibilidade de parceria, pois eu acho que Índia fez muito tradicionalmente e o Brasil tem feito muito cientificamente. As pesquisas aqui, nos últimos 14 anos, provaram e mostraram a importância do gado Zebu e eu acho incrível que os professores dedicaram grande parte do trabalho para isso. Muitas coisas boas são derivadas disso. Então, eu acredito que é muito importante essa parceria", finaliza.

Segundo o professor Guilherme, para a Universidade o maior ganho é na internacionalização. "A Uniube está rompendo fronteiras e levando nome para os quatro cantos do mundo", finaliza.