Instituto Maria Modesto intensifica ações sobre saúde mental durante o Janeiro Branco | Acontece na Uniube

10 de janeiro de 24

O Instituto Maria Modesto (IMM) deu início às ações de reforço de cuidados sobre a saúde mental para o Janeiro Branco, promovendo iniciativas para esclarecer o tema e fortalecer o cuidado integral aos pacientes. O gerente do IMM, Sérgio Marçal, informou que diversas estratégias são adotadas, tanto no atendimento ambulatorial quanto com os internados.

No espaço do atendimento ambulatorial, onde os pacientes realizam consultas e retornam aos seus lares, o IMM está priorizando a psicoeducação nas salas de espera. A equipe busca sensibilizar os pacientes para a importância do cuidado regular da saúde mental, destacando a atenção aos sinais e sintomas, a comunicação efetiva com a equipe de saúde, a adesão adequada ao tratamento medicamentoso e a relevância da psicoterapia.

Além disso, Sérgio Marçal ressalta que estão promovendo uma abordagem ampliada, fornecendo informações sobre a rede de saúde como um todo disponível na cidade. Isso inclui desde a Atenção Básica em Saúde de cada bairro até serviços especializados, destacando a importância da saúde mental e a qualidade de vida alcançáveis por meio do cuidado adequado.

Para os pacientes internados, a abordagem se concentra na prevenção secundária e terciária, considerando que muitos deles já enfrentam transtornos mentais graves, em alguns casos crônicos. A psicoeducação visa conscientizar sobre a própria doença, o tratamento adequado, sinais sugestivos de crises e a importância de buscar cuidados ininterruptos no serviço de referência para evitar novas internações.

"Trata-se de um trabalho importante, uma vez que a rede de suporte social, tanto dos pacientes do atendimento ambulatorial quanto dos internados, geralmente é sensível e precária, e desmitificar a conversa sobre o sofrimento mental é essencial para produzir acolhimento, cuidado, preservar a autonomia, qualidade de vida e cidadania. Encontramos no Janeiro Branco uma oportunidade de informação, fortalecimento de vínculos e quebra de estigmas e tabus sobre a saúde mental", completa o gerente do Instituto.

O Janeiro Branco torna-se, assim, uma oportunidade valiosa para disseminar informações, fortalecer vínculos e desmistificar estigmas associados à saúde mental. O IMM reforça seu compromisso em contribuir para a construção de uma sociedade mais consciente e solidária com a saúde mental de todos os cidadãos.

Luiz Henrique Cruvinel