Instituto Maria Modesto inaugura o primeiro ambulatório de psiquiatria do município
Carolina Oliveira
O Instituto Maria Modesto (IMM) inaugura o primeiro ambulatório de psiquiatria do município. O serviço, que inicia em abril, surge conciliando o interesse acadêmico na formação em psiquiatria e os outros cursos que estagiam no IMM, e atendendo a fila da Secretaria de Saúde vinculada ao SUS. O objetivo é transformar o IMM em um complexo de saúde mental, com o ambulatório, hospital dia, urgência e emergência, para atender Uberaba e região.
Na última quarta-feira, 29, representantes do Governo Municipal, Uniube e gestão do IMM fizeram uma visita técnica para conhecer o ambulatório. "Existem 4 mil pessoas na fila esperando por uma consulta psiquiátrica. O objetivo do ambulatório é exatamente fazer as consultas, não só psiquiátricas, mas com uma equipe de apoio, com psicólogos, terapeutas ocupacionais, para aliviar e orientar as pessoas que estão sem assistência. Essa iniciativa de abrir essa ala de ambulatório estava faltando, nós não tínhamos isso em Uberaba, e agora vamos ter", avalia o reitor da Uniube, Marcelo Palmério.
O serviço surge conciliando interesse acadêmico na formação em psiquiatria e os outros cursos que estagiam no IMM, e atendendo a fila da Secretaria de Saúde vinculada ao SUS. "Esse serviço é a materialização do primeiro passo do grande projeto para a saúde mental de Uberaba da Universidade ao assumir o antigo Sanatório Espírita e constituir o Instituto Maria Modesto. O objetivo é transformar o IMM de um hospital psiquiátrico para um complexo de saúde mental, que possa abarcar outras complexidades assistenciais e atender a necessidade de saúde mental da população. O nosso projeto de futuro inclui no Instituto, além da internação hospitalar psiquiátrica integral tradicional, o ambulatório que se inicia agora, hospital dia, urgência, emergência, em um grande complexo integrado voltado para Uberaba e região", explica o gerente do Instituto Maria Modesto, Sérgio Marçal.
Inicialmente, será feito um trabalho de triagem da fila, que foi previamente acordado com a Secretaria de Saúde. "Vamos iniciar pela triagem e ver realmente aqueles pacientes que vão precisar do atendimento, porque nem todos terão perfil para estar no ambulatório, às vezes são pacientes ou graves demais, ou já estabilizados que podem ser seguidos em outros locais. Vamos ter dois médicos supervisores e mais seis médicos residentes atendendo, em um total de oito médicos dentre os supervisores e os residentes, e vamos contar também com uma equipe multiprofissional, com psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais. A ideia é proporcionar ao paciente um tratamento adequado, seja com atendimento médico, mas também com atendimento multiprofissional, como um complemento ao tratamento para chegar a uma resolutividade maior dos quadros", explica o diretor técnico do IMM, Mateus Nóbrega Oliveira.
Com o início dos atendimentos em abril, o ambulatório será um diferencial na assistência de saúde mental. "Reunimos todos os envolvidos nesse projeto para mostrar a situação e a realidade já posta de prontidão de funcionamento do ambulatório de psiquiatria, ambulatório esse que vai atender as necessidades do município, da Secretaria Municipal de Saúde, nas suas demandas na especialidade de psiquiatria e consequentemente atendendo uma demanda da nossa residência médica, dos nossos residentes do segundo ano junto com uma equipe multiprofissional, estabelecendo dentro da grade curricular esse critério de aprendizado e conhecimento, mas também um serviço novo dentro do IMM em prol da comunidade de Uberaba. Estamos aguardando os trâmites documentais de assinaturas de um aditivo no contrato existente para que as demandas já comecem a surgir através do gerenciamento do cronograma de agendamento por parte da secretaria, e já no início de abril nós começamos a receber os usuários desse novo serviço, que vai com certeza ser mais um diferencial na assistência de saúde mental do município. A Uniube junto com a mantenedora e, principalmente, a gestão técnica administrativa do Instituto Maria Modesto trabalhando de forma bastante resolutiva, ágil, com competência e qualidade, com certeza é um serviço que entra para a história da assistência em saúde mental no município de Uberaba", pontua o diretor de serviços em saúde da Uniube, Iraci Neto.
O fluxo é organizado pela prefeitura pelos sistemas de regulação públicos, através da fila eletrônica, encaminhados da atenção básica ou médicos especialistas. "Eu fiquei muito satisfeita com o que eu vi aqui no IMM, e juntamente com toda a equipe uma estrutura muito boa, tanto de espaço físico como de condições sanitárias que vai atender sim o anseio, o desejo da Secretaria de Saúde e da população de Uberaba. Uma população que tem um índice muito grande de pacientes na fila e que necessitam desse atendimento. Essa ampliação, essa parceria com o Instituto Maria Modesto para o município de Uberaba, para o governo, é de grande valia e com certeza vai dar uma vazão muito boa para o atendimento na psiquiatria no nosso município", comenta a secretária de saúde, Valdilene Rocha Costa Alves.