Indústria 4.0 na prática: alunos da Uniube participam de palestra sobre o tema | Acontece na Uniube

Indústria 4.0 na prática: alunos da Uniube participam de palestra sobre o tema

14 de junho de 24

A Indústria 4.0 foi o tema da palestra realizada nesta semana com alunos dos cursos de Engenharia, Tecnologia da Informação, Gestão e Agronegócio. Eles participaram de um debate no qual foram abordados assuntos voltados para o mercado de trabalho, com cases reais de empresas apresentados pelo palestrante Alex Lima.

Segundo o gestor do curso de Engenharia de Produção, Wagner Cardoso, a Indústria 4.0 é um tema que deveria ser abordado em todos os cursos, pela amplitude do assunto e do cenário atual do mercado de trabalho. "O profissional, seja de qual área for, que não estiver preparado para essa nova era, provavelmente sentirá dificuldades em se estabelecer e manter no mercado", explica.

Durante a palestra, foram discutidos temas relacionados a Big Data, Internet das Coisas (IoT), aprendizado de máquina, ciência de dados, entre outros. "Os temas foram abordados em aplicações práticas, principalmente em casos de agroindústrias, onde o Alex atua hoje", completa Wagner.

A Indústria 4.0, também conhecida como a 4ª Revolução Industrial, refere-se à atual tendência de automação e troca de dados nas tecnologias de manufatura. Ela integra conceitos de computação, internet das coisas (IoT), big data, inteligência artificial (IA), robótica avançada e outras tecnologias para criar "fábricas inteligentes".

Barbara Lemes