Inclusão: Alunos de Engenharia de Produção desenvolvem projeto em parceria com a Adefu e Apae | Acontece na Uniube

17 de maio de 18

Os alunos do 7º Período do curso de Engenharia de Produção da Uniube desenvolveram cinco grandes projetos para a inclusão de pessoas portadoras de deficiência. Os projetos, realizados em parceria com a Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), foram validados na última terça-feira (15) em banca.

Os projetos apresentados foram: um aplicativo de caixas para pessoas de baixo QI, uma cadeira de rodas adaptada para uso em banheiros públicos, uma cadeira de rodas adaptadas para integrar bicicletas, uma pulseira integrada aos sons de uma residência para surdos e um transferidor para crianças e adolescentes acamados ou com dificuldades de locomoção. “Para o alcance destes projetos os alunos tiveram que observar e identificar as dificuldades de pessoas com deficiência ou que possuem dificuldade de gozar dos benefícios e direitos básicos em sociedade”, compartilha o professor da disciplina Projetos Integrados III, Leandro de Oliveira Silva.

Participaram da banca o gestor do curso, professor Silvânio Márcio Fernandes, a assistente pedagógica, Deise Ribeiro e o engenheiro eletricista da Saipem Oil & Gas Industry do Brasil, Luciano Veludo. “Na proposta foi debatido que uma das obrigações dos engenheiros é pensar em formas de trabalho e operação de sistemas que possam permitir a integração de qualquer pessoa a uma empresa ou indústria. Nosso foco está na percepção de que qualquer pessoa pode estar no mercado de trabalho e contribuir, de alguma forma, para a construção de uma sociedade mais justa”, esclarece o professor Leandro.