HVU realizou mais de 5 mil atendimentos a animais silvestres em 2018

01 de abril de 19
1 / 2
2 / 2

O Hospital Veterinário de Uberaba (HVU) é referência na região do Triângulo Mineiro no tratamento feito a animais silvestres. Todos os animais resgatados nas 20 cidades próximas, que abrangem a Polícia Militar de Uberaba, são recolhidos e levados diretamente para o HVU. Dados do hospital mostram que, somente em 2018, foram realizados 5568 atendimentos, o que representa mais que o dobro dos anos anteriores.


De acordo com o Gerente Clínico da instituição, Claudio Yudi, o trabalho prestado pelo HVU no atendimento aos animais silvestres é primordial. “É muito importante porque a fauna encontra-se muito ameaçada devido à agropecuária da nossa região, ao plantio de cana-de-açúcar, à bovinocultura e a outras coisas, além de atropelamentos e tráfico. A gente auxilia na recuperação desses animais para que eles possam retornar para a natureza e também servir como estudo para nós dentro do curso de medicina veterinária”, analisa.


Ainda segundo o médico veterinário, se alguém encontrar algum animal silvestre que precisa de cuidados veterinários, a Polícia Ambiental deve ser acionada primeira e imediatamente. “Nós temos um convênio com a Polícia Ambiental de Uberaba e todos os animais encaminhados para lá depois direcionados para cá. ”, informa.


Destaque no MGTV


Ainda sobre o assunto, o gerente clínico, Cláudio Yudi, participou de entrevista para o MGTV segunda edição, da TV Integração, afiliada da Rede Globo, no último dia 15. Na ocasião, Cláudio falou sobre a vida silvestre da região e sobre os resgates e tratamentos realizados pela Polícia Ambiental e pelo Hospital Veterinário Universitário. Confira a reportagem na íntegra: https://globoplay.globo.com/v/7459899/programa/