HVU e Governo Municipal de Uberaba assinam convênio que beneficia a causa animal | Acontece na Uniube

13 de abril de 22

O Governo Municipal de Uberaba e Hospital Veterinário da Uniube (HVU) assinaram, nesta quarta-feira (13), o convênio para prestação de assistência médica aos animais do município. A parceria visa acolher, tratar e reabilitar animais em situação de rua, comunitários, de tutores de baixa renda, de ONG's e protetores independentes, e da população em geral. O projeto é feito em parceria com a Câmara Municipal de Uberaba e Ministério Público de Minas Gerais.

Serão acolhidos cães e gatos, para atendimentos clínicos, cirúrgicos e emergenciais, castração, microchipagem, consultas especializadas, além de atendimentos de emergência para animais de grande porte, como bovinos e equinos. São previstos cerca de 320 atendimentos mensais, sendo que 140 serão destinados para castração. "É um convênio pioneiro, e dele nós pretendemos ampliar as ações de proteção animal e também de atendimento, acolhimento e subsídio aos protetores independentes e às ONG's. Muitas protetoras tiram do próprio bolso para poder custear o atendimento dos animais errantes, animais que estão ali na rua, que as vezes são atropelados e que precisam desse atendimento. É um passo pra resolver uma questão de saúde pública, mas que também traz uma comoção muito grande para toda a comunidade. É o primeiro passo, nós vamos colocar em prática os nossos castramóveis, além de ações de vacinação com mais frequência", pontua a prefeita, Elisa Araújo.

A Uniube participará por meio do Hospital Veterinário e do curso de Medicina Veterinária. "É sempre uma alegria a gente participar de ações positivas e essa é uma ação positiva, não só visando à saúde animal, mas visando à saúde pública. Eu tenho dito à prefeita que ela pode, dentro das nossas possibilidades e competências, contar com o apoio da universidade", afirma o reitor, Marcelo Palmério.

O HVU será responsável por atender os animais encaminhados pela Superintendência do Bem-Estar Animal, que terão toda a estrutura e tecnologia do hospital disponíveis em seus atendimentos. "Os animais serão atendidos pela mesma equipe que já trabalha com os outros animais em atendimentos. O atendimento será completo desde a entrada com atendimento clínico e se possível cirurgia e até internação. Esse animal pode ficar internado ou retornar para o tutor. Quando são animais de rua, esses animais vão ficar na responsabilidade da prefeitura. Os animais hoje são considerados membros da família, e cuidando dos animais, nós cuidamos das pessoas. Esse é um trabalho inédito, que poucas prefeituras em parcerias com universidades, tem essa conquista, mas é porque existe a confiança dos dois lados. Será um trabalho com qualidade, e os animais serão tratados com carinho do começo ao fim de todo tratamento", afirma o gerente clínico do Hospital Veterinário da Uniube, Cláudio Yudi.

A participação da Uniube no convênio beneficiará a instituição e os alunos. "É a assinatura de um convênio histórico entre a PMU, a saúde animal e a Uniube. É um convênio que estamos tentando já há um tempo, e Uberaba tem hoje 100 mil animais domésticos, entre cães e gatos, que precisam desse atendimento. É um atendimento importantíssimo tanto para o município quanto para nós, Hospital Veterinário da Uniube, pois vai permitir que todos nossos alunos de graduação e pós-graduação possam contribuir de alguma maneira na saúde animal no município", enfatiza o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, e diretor executivo do HVU, André Fernandes.

Todo o processo de cadastramento será realizado pela prefeitura por meio da Superintendência do Bem-Estar Animal. "O atendimento deverá ser solicitado via telefone, que são os números da superintendência, o 0800 da prefeitura, e um WhatsApp que será disponibilizado. Toda a população pode e deve solicitar ajuda. Os animais errantes, que normalmente são atropelados, abandonados e passam por dificuldades nas ruas, os animais de tutores de baixa renda, os animais dos protetores e animais de ONG's, todos podem solicitar por esses canais ou pessoalmente na superintendência. Após isso, será criado um cadastro na superintendência, e uma triagem, para passar por consultas, exames e procedimentos cirúrgicos", explica o Superintendente, Alberto de Faria Pereira.