HVU e alunos de Medicina Veterinária participam de mutirão de castração da SUPRA | Acontece na Uniube

20 de abril de 22

O mutirão de castração será realizado no Hospital Veterinário da Uniube (HVU) em parceria com a Associação Uberabense de Proteção aos Animais (SUPRA), o Deputado Federal Fred Costa e o Ministério Público de Minas Gerais. Ao todo, serão realizadas mais de 2.500 castrações totalmente gratuitas. Nesta primeira etapa, que acontece entre os dias 20 e 26 de abril, das 7h às 15h30, serão atendidos cerca de 1.250 cães e gatos.

Uma emenda foi solicitada pela vereadora Denise Max e atendida pelo Deputado Federal Fred Costa, com um recurso de 400 mil reais que será destinado à causa animal. A ação irá abranger pessoas com renda de até um salário e meio, que comprovadamente têm muitos animais e não têm condições de arcar com os custos do procedimento. "Nós conseguimos fazer justiça e priorizar as pessoas que realmente precisam. Nós fizemos um cadastro em que você conversa com a pessoa, vê o problema dela, onde ela mora, se ela pode levar o seu animal; para realmente priorizar essas pessoas que necessitam, que não têm a mínima condição de pagar um veterinário. Que têm amor pelos animais, mas ficam procriando tanto cães como gatos", explica a vereadora e defensora da causa animal, Denise Max.

Além de castrados, os animais poderão ser microchipados, e os tutores podem receber itens e medicamentos durante a ação. "É uma técnica minimamente invasiva. Eles podem ser chipados na hora, e a avaliação será feita no local. Se não passarem no crivo, voltam na próxima etapa. O antibiótico de longa duração também será doado. Como o corte da cirurgia é bem pequeno, disponibilizaremos a roupinha pós-cirúrgica, que será vendida a quinze reais no local, ou o tutor pode procurar na internet como fazer roupinha cirúrgica, que pode ser confeccionada de uma camiseta ou com uma malha. Então a pessoa vai ter o trabalho de levar e buscar os animais", complementa Denise Max.

A estrutura do hospital e a experiência da equipe foram incentivadores para a parceria com a SUPRA. "É um local que temos que fazer essa parceria em mutirões. É uma instituição realmente responsável, que tem expertise para fazer essas ações. O hospital veterinário é de extrema importância para um mutirão de castrações, no pós-operatório, se tiver alguma intercorrência maior, o hospital consegue dar o suporte. E o HVU também faz aquela palestra que é obrigatória, de posse responsável com os alunos. É uma castração com muitos animais, a maior até hoje feita em Uberaba", finaliza Denise Max.

Uma equipe da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) acompanha o evento de perto, fiscalizando a ação. "Enquanto equipe técnica, sempre acompanhamos pelo menos um dos mutirões de cada convênio, fazemos uma vistoria para verificar se tecnicamente está tudo adequado e se estão cumprindo o plano do convênio que foi aprovado. E aproveitamos para acompanhar as ações de manejo que o município possui", explica a coordenadora da SEMAD, Patrícia Carvalho.

O mutirão acontece no HVU e conta com a participação efetiva de 30 alunos do curso de Medicina Veterinária, com o apoio dos docentes. "Os alunos vão participar com a parte educativa, falando de tutoria responsável, dos cuidados com os animais, e também sobre as principais doenças que acometem cães e gatos, dando ênfase à saúde pública", explica o gerente clínico do HVU, Cláudio Yudi.