HVU divulga mutirão de castração para setembro | Acontece na Uniube

HVU divulga mutirão de castração para setembro

17 de agosto de 21

Os cadastros de pets devem ser feitos nesta semana

As inscrições para o mutirão de castração começam nesta quarta-feira (18) e vão até sábado (21). O evento será realizado pelo Hospital Veterinário de Uberaba (HVU) e protetores independentes, em parceria com o curso de Medicina Veterinária, a OSC Aliança Juizforana pela Defesa dos Animais (Ajuda) e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A castração contemplará 500 pets, entre cães e gatos, gratuitamente, e acontecerá entre os dias 22 e 29 de setembro. As informações sobre os critérios de inscrições podem ser obtidas por (34) 3319-8787.

A castração é um relevante controle populacional de cães e gatos, que atualmente somam mais de 80 mil em Uberaba. "É muito importante resgatar um animal, castrar e doá-lo castrado, porque infelizmente não temos como saber se quem vai adotar será responsável, se quando o animal fugir e cruzar, o tutor terá o mesmo cuidado que nós, protetoras independentes, com os filhotes. E nós, as ONGs, estamos superlotadas, precisando castrar cerca de seis mil cães e gatos por ano, para a situação ser controlada em dez, vinte anos, é uma questão de saúde pública. Então, para mim, essa é uma conquista linda para os animais que já estão com seus tutores", explica a protetora independente, Débora Guimarães.

A iniciativa de Débora procura atingir 500 cães e gatos da cidade. "Nós estamos focando a população de baixa renda, que não possui condições financeiras para castrar os animais que possui. Queremos ter, cada vez mais, uma cidade com menos animais abandonados, menos maus-tratos e crueldade. Espero que venham muitas castrações pela frente, estou muito feliz e até emocionada com a ação, isso foi algo que sempre idealizei", complementa.

O evento contará com a atuação do grupo de protetores independentes da cidade, como voluntários, e da OSC Ajuda.  As castrações serão realizadas em castramóvel, aprovado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas. "Esse trabalho de esterilização percorre várias cidades de Minas Gerais. As atividades da OSC Ajuda foram reconhecidas pelo Governo de Minas, que se tornou parceiro de nossos projetos, transformando nossos castramóveis em Unidades Móveis de Esterilização e Educação em Saúde, por meio de emendas parlamentares do Deputado Estadual Noraldino Jr, foram adquiridos veículos e disponibilizadas verbas para realização de castrações por todo o estado, ampliando ainda mais nossa atuação", conta a coordenadora da OSC, Simone Krass.

Para a seleção de animais, serão avaliados os seguintes critérios: tutor ou o responsável com idade acima de 18 anos (deverá apresentar documento com foto), animais com idade entre 6 meses e 7 anos e animais em boas condições de saúde. Cadelas e gatas no cio poderão ser castradas. "Será disponibilizado um folder informativo com as orientações que devem ser tomadas antes da cirurgia- elas são importantes para evitar problemas durante e após o procedimento- como: no dia da cirurgia o animal deverá estar em jejum de água e alimentos pelo menos 08h antes; todos os caninos devem estar com coleira e guia para evitar brigas ou fugas e os menos sociáveis com focinheira; os caninos machos deverão comparecer à cirurgia munidos de colar elizabetano; gatos e gatas deverão vir em caixas apropriadas de transporte, para evitar fugas", explica o gerente clínico do HVU, Cláudio Yudi.

Participação universitária

Os alunos do Curso de Medicina Veterinária da Uniube vão participar do evento, por meio de atividades educacionais e orientativas sobre bem-estar animal, comportamento, tutoria responsável e principais zoonoses. Também darão suporte nos procedimentos pré-operatórios, como sedação, depilação dos animais e cadastramento.

"Iremos auxiliar na educação que será desenvolvida pelos alunos do curso, orientados pelos docentes. É uma oportunidade de atuar na difusão de informações e no esclarecimento dos tutores por meio de pequenas palestras que envolvam a proteção e a promoção da saúde animal e humana e para que os alunos possam observar os desafios em conjunto com os tutores. É uma sala de aula rica de experiência", finaliza Cláudio Yudi.

O cadastramento dos animais que participarão das esterilizações será realizado no HVU entre os dias 18 e 21 de agosto, das 9h às 12h e 13h às 17h.