HVU dá suporte ao mutirão de castração realizado pelo Governo Municipal | Acontece na Uniube

HVU dá suporte ao mutirão de castração realizado pelo Governo Municipal

04 de abril de 25
1 / 4
2 / 4
3 / 4
4 / 4

O Hospital Veterinário da Uniube (HVU) atua como hospital de apoio durante o mutirão de castração realizado pela Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU), que acontece entre os dias 01 e 12 de abril, atendendo exclusivamente animais previamente cadastrados em 2024. A previsão é que cerca de mil animais sejam castrados durante o 10º Mutirão de Castração promovido pelo Governo Municipal por meio da Superintendência de Bem-Estar Animal. As ações contam com equipes especializadas, prontas para atender às demandas com segurança e qualidade  para qualquer intercorrência que ocorra. 


"A castração de fêmeas previne infecções uterinas, como a piometra, e reduz significativamente o risco de tumores mamários, além de contribuir para o controle populacional por meio da prevenção de gestações indesejadas. Nos machos, o procedimento diminui a incidência de tumores testiculares, doenças da próstata e infecções sexualmente transmissíveis, como o TVT. Além disso, castrados tendem a viver mais, devido à redução de riscos de fugas e brigas. Comportamentalmente, a castração reduz o cio e o sangramento nas fêmeas, diminui a marcação de território nos machos e reduz comportamentos agressivos e tentativas de fuga em ambos os casos. Vale lembrar, no entanto, que essas mudanças variam de acordo com a individualidade de cada animal. Mais do que uma medida de controle populacional, a castração promove o bem-estar dos pets e ajuda a reduzir o número de animais abandonados nas ruas. Quando realizada por um médico-veterinário capacitado, trata-se de um procedimento seguro e com grande impacto na qualidade de vida dos animais", avalia a médica-veterinária e preceptora de Clínica Médica de Pequenos Animais no HVU, Larissa Beatriz Pereira Cavecchia.


A previsão é de que mil animais sejam castrados durante o 10º Mutirão de Castração promovido pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Superintendência de Bem-Estar Animal. "Esta edição faz parte dos compromissos assumidos no Plano de 100 Dias da Prefeita Elisa. Para a realização da ação, a equipe da SUPASCH, empresa contratada, atua com oito profissionais, enquanto a equipe da Superintendência da Prefeitura conta com quatro servidores diretamente envolvidos. O mutirão tem como objetivos principais:



  1. Controlar a população animal - reduzindo o número de animais abandonados e evitando a proliferação descontrolada;

  2. Prevenir doenças - diminuindo a incidência de zoonoses, como leishmaniose e raiva;

  3. Promover a saúde pública - evitando acidentes e contribuindo para o bem-estar da população;

  4. Prevenir o sofrimento animal - combatendo o abandono, a negligência e os maus-tratos;

  5. Educar a comunidade - conscientizando sobre a importância da castração e da guarda responsável.


Os mutirões de castração são fundamentais para melhorar a qualidade de vida dos animais e da população como um todo", explica a Superintendente de Bem-estar Animal de Uberaba, Ana Paula Boaventura.