Hospital Veterinário de Uberaba realiza campanha para prevenção de doenças cardíacas em pets

01 de junho de 21
1 / 1

O Hospital Veterinário de Uberaba (HVU) realiza, em junho, o Mês do Coração, campanha voltada para ações e exames preventivos quanto a doenças cardíacas. A ação promoverá avaliação clínica cardiológica e orientações de prevenção e tratamento aos tutores. Os interessados devem agendar a avaliação pelo telefone (34) 3319-8785.


Segundo o gerente clínico do HVU, Cláudio Yudi, existem vários fatores que podem causar doenças cardíacas, como: obesidade, falta ou excesso de exercícios, raças predisponentes. "Um em cada dez cães desenvolve problemas no coração e nós imaginamos que somente os cães e gatos idosos podem ter a doença, mas algumas raças têm mais chances de apresentar problemas cardíacos mesmo quando são filhotes", explica.


Para que seja feito um diagnóstico precoce é recomendado levar os cães e gatos para avaliação clínica e realizar um check-up. "Quando a doença cardíaca é detectada na fase inicial, é possível controlar com medicamentos que auxiliam no batimento cardíaco, além de controle de peso e manejo correto da alimentação. Já existem no mercado pet rações específicas para problemas cardíacos que auxiliam no controle", continua o médico-veterinário.


Os sintomas mais comuns são tosse, cansaço durante caminhadas, dificuldade de respiração, língua arroxeada, inchaço na barriga e nos membros, diminuição de apetite e desmaios. "Infelizmente a doença cardiovascular não tem cura. O médico-veterinário tem o objetivo de controlar os sintomas para proporcionar ao animal uma melhor qualidade de vida e longevidade. Deve-se ressaltar que os sintomas são visíveis quando já existe alguma alteração importante no coração", complementa.


As raças mais comuns que podem ter doenças cardíacas são poodle, shih-tzu, cocker spaniel, boxer, labrador e as raças gigantes. Os gatos também podem ter alterações cardíacas, porém são poucos os casos. "Por isso decidimos realizar essa campanha, com atendimento realizado juntamente com os docentes e alunos de Medicina Veterinária da Uniube. Possuímos equipe médica-veterinária completa para exames (eletrocardiograma, ecocardiograma, ultrassom e radiologia) e tratamento específico para cães e gatos com problemas cardíacos", finaliza.


Para agendamentos


(34) 3319-8785



  • Segunda-feira (13h30 às 17h30)

  • Terça-feira (07h40 às 11h20)

  • Quarta-feira (13h30 às 17h40)